De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia, apenas 12% dos casos são diagnosticados corretamente e só 18% dos pacientes seguem o tratamento.
Por: Redação
O Hospital SMH Beneficência Portuguesa de Petrópolis recebeu o pneumologista e professor com 45 anos de experiência Paulo Cesar de Oliveira para falar de uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns; a asma. O problema atinge 6,4 milhões de brasileiros.
 |
Foto: Reprodução |
O evento, realizado na última semana de agosto, faz parte do calendário acadêmico do Hospital SMH. O professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos, Unifeso, conversou com a equipe de especialistas, que se reúne periodicamente. O especialista também explicou a diferença entre os tipos de bronquite.
“É comum os pacientes fazerem confusão entre asma e bronquite”, lembrou o pneumologista, acrescentando que quanto mais esclarecimentos forem dados pelo médico ao paciente, maior será a tranquilidade e a segurança para que eles sigam juntos no tratamento.
 |
Pneumologista fala sobre doenças pulmonares. (Foto: Divulgação) |
O especialista destacou ainda que há prevenção e tratamento adequados para os pacientes com asma, bronquite ou qualquer Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Porém, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia, só 18% das pessoas diagnosticadas com o quadro seguem o tratamento. Os cuidados são essenciais para manter a qualidade de vida, uma das grandes preocupações da equipe médica do Hospital SMH.
 |
O professor Paulo Cesar de Oliveira, o pneumologista do Hospital SMH José Henrique Castrioto, e o diretor médico do Hospital SMH, Luis Arnaldo Magdalena. (Foto: Divulgação) |
“Aqui em Petrópolis temos uma alta incidência dessas indicações clínicas, por conta de clima, entre outros fatores”, explica o diretor médico do Hospital SMH, Luis Arnaldo Magdalena. Ele finaliza dizendo que “atualizar a equipe com um especialista desse nível é um grande aprendizado”.