As Últimas
Publicidade
14 de ago. de 2020
Publicidade 2

Biomédicos ganham visibilidade durante a pandemia e o mercado de trabalho tende a valorizar cada vez mais a profissão


Estácio está com inscrições abertas para a graduação em Biomedicina em Petrópolis.

Por: Redação

Neste período da pandemia causada pelo novo Coronavírus, nunca se falou tanto da importância da área de pesquisa científica em saúde para a descoberta de vacinas e curas de doenças. Este é apenas um dos muitos campos de atuação de um biomédico, graduação oferecida na região pela Estácio Petrópolis.

Gustavo Montez - coordenador de Biomedicina. (Foto: divulgação)
“A Biomedicina se popularizou muito por conta da pandemia. As pessoas começaram a descobrir quem são estes profissionais da área de saúde e ciência que atuam na descoberta de novas vacinas e tratamentos. Em 50 anos de Biomedicina, nunca se falou tanto da área e, de um momento para o outro, ela ganhou manchetes das mídias e espaço nas redes sociais. 

Com a pandemia, a imagem de um pesquisador, de um analista clínico, de pessoas com mestrado ou doutorado, ganhou a visão popular de que seu trabalho está ajudando milhares de pessoas, ainda mais após o envolvimento de pesquisadores petropolitanos do LNCC sequenciarem em tempo recorde (48h) os primeiros 19 genomas do COVID-19, observa o coordenador do curso de Biomedicina da Estácio Petrópolis, Gustavo Montez.

Com toda essa visibilidade, o mercado de trabalho para os biomédicos tem previsões positivas, segundo Montez, com maior abertura de vagas, nos setores público e privado, e melhor remuneração.

“Com esse susto causado pelo novo Coronavírus, todos agora sabem que novas patologias podem surgir a qualquer momento, e cada vez mais a medicina terá que avançar, passando por uma abertura de mercado, principalmente no Brasil. Sem dúvidas, o setor de pesquisa ganhará mais investimentos do governo e a iniciativa privada terá que ampliar também seus setores de análise. 

Por toda essa necessidade, o biomédico ganhará cada vez mais espaço, o setor terá cada vez mais contratação e a remuneração deste profissional irá crescer. A demanda destes profissionais dentro da serra carioca, principalmente em Petrópolis, só tende a crescer com todo o ganho da visibilidade que o Coronavírus trouxe para a profissão, afirma o coordenador.

Além do setor de pesquisas científicas e análises, o profissional formado em Biomedicina é capacitado a desenvolver atividades em diversas áreas como citologia oncótica, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e diagnóstico por imagem.

Sobre o mercado de trabalho, além de atuar em clínicas e laboratórios de análises clínicas, por exemplo, esse profissional também pode trabalhar nos segmentos de gestão ambiental, estética, em toxicologia e na área Forense, como perito criminal.

As inscrições para o curso de Biomedicina da Estácio no próximo período letivo, que se inicia no final de agosto, estão abertas e podem ser feitas no site da Estácio. Informações sobre todos os cursos oferecidos na unidade Petrópolis podem ser obtidas no site ou pelos telefones (21) 979150040.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Biomédicos ganham visibilidade durante a pandemia e o mercado de trabalho tende a valorizar cada vez mais a profissão Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias