Inauguração aconteceu neste domingo (12), Dia das Crianças,
Espaço é voltado para crianças em fase de alfabetização.
As crianças de Cantagalo, Região Serrana do Rio, ganharam um novo espaço para brincar e conhecer histórias diferentes. A secretaria de Cultura do município, em parceria com universidades federais e o Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides (Projeto 100 Anos sem Euclides), inaugurou neste domingo (12), a Ludoteca da Cunha, primeira brinquedoteca da região e que funciona na Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias, no Centro
Crianças poderão brincar e ter contato com livros (Foto: Gilmar Marques/Ascom Cantagalo) |
Coordenadoras do projeto, as professoras Anabelle Conde Sangenis e Anélia Pietrani explicaram que o espaço é voltado para crianças em fase de 'letramento' (a alfabetização) , da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. “A ludoteca ficará aberta de segunda a sábado, e serão desenvolvidas diversas atividades lúdicas de incentivo à leitura e às artes em geral. Durante a semana, haverá participação da secretaria de Cultura, enquanto que, nos finais de semana, contaremos com a nossa equipe, além de bolsistas da UFRJ, Uerj e dos alunos dos cursos de pedagogia e história do Cederj, numa espécie de gerência compartilhada do projeto”, explicou Anabelle Loivos.
Na Ludoteca da Cunha, pais, professores e crianças terão a oportunidade de brincar livremente com jogos, livros, brinquedos tradicionais e instrumentos musicais. A proposta é, também, resgatar as brincadeiras tradicionais, as rodas, os brinquedos cantados e os modos de brincar regionais.
Fri notícias/G1 Região Serrana