Até a sexta-feira (17), postos de saúde farão testagem rápida da doença.
Dia Nacional de Combate à Sífilis é comemorado no sábado (18).
Foto: Divulgação |
O objetivo da campanha é a divulgação da doença, métodos de prevenção e tratamento, além de tentar sensibilizar os profissionais da área de saúde para que recomendem a seus pacientes a realização de testes durante o pré-natal e nos atendimentos às mulheres em idade fértil.
Em Nova Friburgo, será disponibilizada, nos dias de campanha, das 9h as 16h, a testagem rápida para sífilis na Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), em dias específicos: Olaria III – Amarelinho, dia 13; Mury, Nova Suíça e São Lourenço (14); Riograndina (15); Amparo (16); e Stucky, Lumiar e Varginha no dia 17.
Nesta terça-feira (14), às 19h, no auditório do Antigo Prédio da OI, na Avenida Alberto Braune, 224 , 3º andar – no Centro, haverá uma palestra do secretário Municipal de Saúde, Luis Fernando de Azevedo Silva, sobre DST/AIDS com ênfase no combate à sífilis.
A eliminação da sífilis congênita no país até 2015 é um dos desafios na área da saúde no Brasil. A transmissão vertical dela continua sendo um grande problema de saúde pública no Brasil, se destacando entre várias doenças que podem ser transmitidas durante o ciclo grávido-puerperal, por possuir a maior taxa de transmissão.
O Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites virais disponibiliza, permanentemente, atendimento e tratamento aos portadores de sífilis, seus parceiros(as) e recém-nascidos expostos ou com diagnóstico definido. Mais Informações na Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, Sala 5 – Suspiro.
Fri Notícias/G1 Região Serrana