As Últimas
Publicidade
24 de fev. de 2014
Publicidade 2

Defesa Civil de Cordeiro, RJ, inicia campanha de doação de sangue

Mobilização começa nesta segunda-feira (24) e segue até o carnaval. Secretaria fará transporte para Friburgo, onde serão feitas as doações.

Nos períodos festivos, como o Carnaval, aumenta a
necessidade da doação de sangue (Foto:
Reprodução/TV TEM)
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Cordeiro, Região Serrana do Rio, em parceria com o Hemocentro de Nova Friburgo, também na Serra, começam nesta segunda-feira (24) uma campanha de doação de sangue. A iniciativa visa aumentar o estoque do banco de sangue, pois nesse período de férias e com a proximidade do Carnaval ocorre uma redução significativa das doações e um aumento no número de atendimentos no Hospital Antônio Castro.

A campanha vai acontecer até o período da folia e as doações serão feitas em Friburgo, de 7h às 11h. Para isso, a Defesa Civil vai providenciar o transporte dos voluntários interessados, que devem procurar a sede da secretaria. As pessoas que trabalham nos dias da doação receberão um comprovante para apresentar no local de trabalho.

O secretário Rodrigo Tavares explica que a ação inclui a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, principalmente neste período. Rodrigo informa que a maior parte do sangue armazenado ficará à disposição do hospital para eventuais emergências.

“Na maioria das vezes, as pessoas só dão a devida importância à doação de sangue quando um familiar ou amigo necessita dela. O sangue armazenado salva muitas vidas, por isso estamos fazendo questão de difundir esse trabalho”, diz o secretário.

Para ser um doador o voluntário deve estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação; apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial.



Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Defesa Civil de Cordeiro, RJ, inicia campanha de doação de sangue Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias