Conhecido como 192, o Serviço de Emergência, da Prefeitura de Macaé, realiza mais de 80 atendimentos por dia. São ligações solicitando socorro para diversas partes da cidade. O atendimento é feito por uma equipe com cerca de 100 profissionais que atendem 24 horas por dia. Para garantir a excelência deste serviço, a coordenação do 192 realizou na última quinta-feira (21) um treinamento teórico e prático. Cinquenta profissionais participaram do evento que aconteceu no Colégio Estadual Matias Neto.
Desde que foi implantado no município, em abril de 2012, o 192 realiza, além de socorro em domicílio, remoções intra-hospitalares, coleta de material laboratorial e outros serviços. São equipes organizadas em regime de turno equipadas com quatro ambulâncias. A coordenadora de enfermagem do Serviço, Daniela Souza Medeiros, ressaltou a importância do treinamento.
Precisamos estar sempre nos reciclando, principalmente quando estamos lidando com vidas. Uma lesão não identificada gera outras lesões. Prezamos pela calma, pela respiração e pela agilidade na hora do atendimento. Mas, sabemos que os protocolos de emergência precisam ser repetidos diversas vezes-, lembra.
Além dos profissionais da equipe do 192 - que é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas - o treinamento foi ministrado para as equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal.
Estão participando deste treinamento os profissionais que chegaram após o 192 entrar em funcionamento. Para as equipes das UBS este momento também é importante. Às vezes uma vida pode ser salva apenas no primeiro atendimento -, acrescenta Medeiros.
O coordenador de instrução e treinamento do 192, Jorge Luiz Silva Braga, detalhou o conteúdo programático do treinamento.
No curso abordamos primeiros socorros, os procedimentos básicos e os intermediários. Esse já é o 9º treinamento que estamos realizando com a nossa equipe, além dos simulados. Queremos que nossos profissionais tenham raciocínio rápido e preparo. No socorro não existe meios termos. Nós aprendemos com o erro, porém, os erros devem ser evitados, pois tratam-se da vida de outras pessoas -, disse Braga.
O Serviço de Emergência 192 foi criado com o objetivo de integrar a rede de saúde e auxiliar no socorro imediato à população macaense. O atendimento começa a partir do momento que a população liga para a central, logo em seguida é preenchido um protocolo e, em seguida, a equipe é encaminhada ao local da emergência. Os telefones do 192 são (22) 2762 - 0192 / 2772 – 6565.
Fonte: Prefeitura de Macaé