As Últimas
Publicidade
29 de dez. de 2018
Publicidade 2

Em Petrópolis, RJ, mais 150 kg de lixo eletrônico são recolhidos em campanha do Meio Ambiente


Segunda etapa da campanha itinerante foi realizada na Praça Dom Pedro

Por: Redação

A segunda etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico da Secretaria de Meio Ambiente conseguiu arrecadar cerca de 150 kg de produtos na Praça Dom Pedro nesta sexta-feira (28). 

Foram entregues os mais variados tipos de produtos, como monitores e peças de computadores, impressoras e ventiladores, que foram destinados para uma empresa de reciclagem. A ação tem como objetivo evitar o descarte irregular de produtos eletroeletrônicos, aproveitando o período de Natal em que uma parcela da população compra equipamentos novos e se desfaz do que ficou obsoleto.

 
Barraca de coleta de material eletrônico. (Foto: Divulgação/PMP)
"As duas primeiras etapas foram bastante positivas e a gente espera que no próximo ano os números da campanha continuem crescendo. É importante ressaltar que esse recolhimento será itinerante e que vamos chegar a todos os distritos em 2019. 

Também vamos expandir os locais de recebimento deste tipo de material no próximo ano", destacou o prefeito Bernardo Rossi, explicando ainda que dessa forma o descarte do lixo tecnológico pela população será ainda mais fácil.

"O objetivo principal é destinar de maneira correta os produtos eletrônicos que já não funcionam mais ou que o proprietário quer se desfazer. Essa é uma ação que vai fortalecer a importância da preservação ambiental na nossa cidade, em especial, nas áreas que contam com unidades de conservação", explica o prefeito.
 
Coleta de eletrônicos realizada na Praça Dom Pedro. (Foto: Divulgação/PMP)
O petropolitano Júlio Miranda, de 58 anos, trouxe de casa peças de computadores antigos, que estavam sem utilidade em casa. Os equipamentos ocupavam parte de um cômodo que serve de escritório. A entrega dos produtos garante que sejam destinados de maneira correta. "O lixo eletrônico é um lixo criado pelo ser humano e que precisa ter um destino correto. É fundamental para as próximas gerações essa consciência de não jogar nenhum tipo de lixo na natureza. Essa é uma iniciativa importante, que vai trazer benefícios para o futuro da nossa cidade”, garantiu Júlio. 

A campanha volta a ser realizada no dia 18 de janeiro, também Praça Dom Pedro. No mês seguinte, a Secretaria de Meio Ambiente vai apresentar um cronograma da campanha que vai atender os bairros mais distantes da cidade. A ideia é facilitar a entrega da população que trabalha ou mora em locais mais afastados do Centro.

"Estamos aproveitando o momento após o Natal, em que muita gente se desfaz de produtos antigos, para conseguir recolher um bom número de equipamentos eletrônicos”, explica Renato Couto, secretário de Meio Ambiente.

Primeira etapa recolheu cerca de 100kg

A primeira etapa foi realizada no dia 14 de dezembro e conseguiu arrecadar cerca de 100 kg de produtos no mesmo local. A população entregou os mais variados equipamentos, como telefones antigos, computadores, impressoras e fones de ouvido que foram destinados para a empresa de reciclagem. A partir do próximo ano, uma sala da Secretaria de Meio Ambiente também será destinada para receber esse tipo de material.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Petrópolis, RJ, mais 150 kg de lixo eletrônico são recolhidos em campanha do Meio Ambiente Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias