Problema na operadora deixou milhares de petropolitanos
sem internet durante horas nesta quarta, (28). “Prejuízo incalculável”, diz presidente do
Sicomércio, Marcelo Fiorini
Por:
Redação
A
queda no sinal de internet disponibilizado pela Oi deverá ser explicada
oficialmente ao Procon. O órgão de defesa do consumidor está oficiando a
operadora a esclarecer o problema que deixou milhares de petropolitanos sem o
serviço nesta quarta-feira (28).
A empresa poderá ser multada, já que não é
a primeira vez que deixa a cidade sem o serviço. O problema que atingiu
consumidores de todo o município causou “prejuízo incalculável” no comércio,
além de transtornos no dia a dia da população.
“É
inadmissível que uma empresa que ofereça um serviço tão básico quanto esse
deixe tantas pessoas sem internet durante tanto tempo.
Eles terão que
esclarecer qual o problema ocasionou essa situação na cidade. Não é a primeira
vez que isso ocorre e, por isso, eles deverão ser multados pela irregularidade.
A Oi terá que se responsabilizar pelo prejuízo que causou ao comércio a tantos
petropolitanos”, destaca o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.
O
apagão no serviço de internet causou um “prejuízo incalculável” ao comércio,
conforme informação do presidente do Sicomércio e secretário de Desenvolvimento
Econômico, Marcelo Fiorini. Ele explica que boa parte do comércio utiliza a
conectividade da Oi em seus estabelecimentos e que a queda no sinal de internet
causa diversos transtornos.
“A
maioria das transações feitas por cartões de crédito e débito que dependem da
internet para que as máquinas funcionem. Outro problema causado é que a emissão
de notas fiscais é feita on-line, ou seja, esse problema praticamente
inviabiliza o funcionamento das lojas, que perde em vendas”, destaca Fiorini.
Essa
não é a primeira vez que a operadora deixa os petropolitanos sem os serviços
oferecidos. No fim de 2017, moradores do Vale das Videiras ficaram dois dias
sem o sinal oferecido ela Oi. À ocasião, o Procon notificou a operadora, que
disse ter feito os reparos e investimentos para erradicar esse tipo de falha,
mas os problemas continuam em toda a cidade. No histórico da empresa, ainda há
um outro caso quando deixou de atender a cidade por 72 horas.
Além
disso, a Oi lidera com folga o ranking de reclamações em Petrópolis. Ao longo
de 2017, foram efetuadas 758 queixas contra a empresa – número 75% maior que a
segunda colocada.
“Iniciamos
uma investigação contra prestadores de serviço de internet, telefonia e TV.
Nossa intenção é resolver, na fonte, o motivo do problema e não com medidas
paliativas.
O fato que aconteceu nesta quarta-feira, só corrobora a necessidade
de que as empresas sejam pressionadas a realizar um serviço de qualidade na cidade”,
destaca Sabrá.