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1 de mar. de 2018
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Procon de Petrópolis, RJ, aciona Oi por problema de internet

Problema na operadora deixou milhares de petropolitanos sem internet durante horas nesta quarta, (28). “Prejuízo incalculável”, diz presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini

Por: Redação

A queda no sinal de internet disponibilizado pela Oi deverá ser explicada oficialmente ao Procon. O órgão de defesa do consumidor está oficiando a operadora a esclarecer o problema que deixou milhares de petropolitanos sem o serviço nesta quarta-feira (28). 


A empresa poderá ser multada, já que não é a primeira vez que deixa a cidade sem o serviço. O problema que atingiu consumidores de todo o município causou “prejuízo incalculável” no comércio, além de transtornos no dia a dia da população.

“É inadmissível que uma empresa que ofereça um serviço tão básico quanto esse deixe tantas pessoas sem internet durante tanto tempo. 

Eles terão que esclarecer qual o problema ocasionou essa situação na cidade. Não é a primeira vez que isso ocorre e, por isso, eles deverão ser multados pela irregularidade. A Oi terá que se responsabilizar pelo prejuízo que causou ao comércio a tantos petropolitanos”, destaca o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.

O apagão no serviço de internet causou um “prejuízo incalculável” ao comércio, conforme informação do presidente do Sicomércio e secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini. Ele explica que boa parte do comércio utiliza a conectividade da Oi em seus estabelecimentos e que a queda no sinal de internet causa diversos transtornos.

“A maioria das transações feitas por cartões de crédito e débito que dependem da internet para que as máquinas funcionem. Outro problema causado é que a emissão de notas fiscais é feita on-line, ou seja, esse problema praticamente inviabiliza o funcionamento das lojas, que perde em vendas”, destaca Fiorini.

Essa não é a primeira vez que a operadora deixa os petropolitanos sem os serviços oferecidos. No fim de 2017, moradores do Vale das Videiras ficaram dois dias sem o sinal oferecido ela Oi. À ocasião, o Procon notificou a operadora, que disse ter feito os reparos e investimentos para erradicar esse tipo de falha, mas os problemas continuam em toda a cidade. No histórico da empresa, ainda há um outro caso quando deixou de atender a cidade por 72 horas.

Além disso, a Oi lidera com folga o ranking de reclamações em Petrópolis. Ao longo de 2017, foram efetuadas 758 queixas contra a empresa – número 75% maior que a segunda colocada.
“Iniciamos uma investigação contra prestadores de serviço de internet, telefonia e TV. Nossa intenção é resolver, na fonte, o motivo do problema e não com medidas paliativas. 

O fato que aconteceu nesta quarta-feira, só corrobora a necessidade de que as empresas sejam pressionadas a realizar um serviço de qualidade na cidade”, destaca Sabrá.
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