As Últimas
Publicidade
13 de dez. de 2017
Publicidade 2

Petrópolis, RJ, participa pela 1ª vez do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos da Anvisa

O encontro do Programa aconteceu nos dias 06 e 07 dezembro com representantes de vigilâncias sanitárias estaduais e municipais de todo o país.

Por: Redação

Petrópolis vem avançando na conscientização e vigilância ao uso de agrotóxicos nos alimentos comercializados no município. A prefeitura participou pela 1ª vez da Reunião Geral do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da Anvisa, em Brasília. O programa foi reimplantado em agosto de 2017 junto com a realização do Seminário de Vigilância da Saúde da População Exposta ao Agrotóxico. São 237 produtos listados para análise que ocorre mensalmente em fiscalizações da Vigilância Sanitária.
Encontro aconteceu nos dias 06 e 07 de dezembro. (Foto: Divulgação/PMP) 
O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que em abril reestruturou o programa de Vigilância da Qualidade da Água (VIGIAGUA) que analisa a potabilidade da água para consumo, além de colher as amostras em nascentes no município. A fiscalização dos índices de agrotóxicos nos alimentos expostos é realizada pela Vigilância Sanitária que coleta as amostras e assim como a água são encaminhadas ao Lacen RJ - Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels para análise – até o momento o município vem mantendo os índices de qualidade.

O encontro do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa ocorreu nos dias 06 e 07 dezembro com representantes de vigilâncias sanitárias estaduais e municipais de todo o país, além de analistas dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), responsáveis pelas análises do programa. O grupo traçou estratégias para o monitoramento dos alimentos expostos a agrotóxicos e comercializados em todo o Brasil.

“Uma das metas do nosso prefeito é incentivar a produção agrícola em Petrópolis melhorando a estrutura de apoio aos produtores. Estamos em processo de reimplantar o plano de vigilância e reativação da Comcab (Comissão Municipal de Controle de Agrotóxicos e outros Biocidas) será fundamental criarmos ações efetivas de educação continuada, fiscalização sobre o uso e descarte das embalagens, além das ações de prevenção e promoção a saúde”, afirma o Secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O município é o maior produtor de alimentos orgânicos de todo o Estado e a prefeitura tem o objetivo de incentivar essa produção, além de acompanhar a utilização do produto químico ou biológico – comercialização, utilização pelo produtor rural e o descarte de embalagens – para definir ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde à população exposta.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho explica que o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos já analisou alguns alimentos que são presentes na alimentação diária dos petropolitanos: arroz, alface, tomate, cenoura, além de frutas como laranja e manga.

“Os municípios são capacitados para o programa e para as coletas dos alimentos no comércio local que são os mercados, quitandas, hortifruits, entre outros. Comprovamos a procedência dos produtos pelas notas fiscais dos mercados, que são sensibilizados para nos atender e colaborar no fornecimento das informações que são de extrema importância para a rastreabilidade dos laudos dessas análises. Através do monitoramento de agrotóxicos nos alimentos e os impactos que isso pode causar a saúde da população, dos animais e ao ambiente podemos traçar ações preventivas”, reforça Dayse Carvalho.

diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger, explica que o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos faz parte do Plano de Ações de Vigilância da Saúde de População Exposta a Agrotóxicos que prevê a elaboração de material educativo sobre agrotóxicos para produtores rurais, além de cadastro e fiscalização à comercialização, utilização pelo produtor rural e o descarte de embalagens.


“Uma das diretrizes do Plano de Ações de Vigilância da Saúde de População Exposta a Agrotóxicos é fornecer a capacitação para profissionais da assistência para realizar o diagnóstico de intoxicação, além da notificação dos casos junto à Epidemiologia. A Vigilância Sanitária realiza a fiscalização nos produtos que são comercializados, mas a nossa meta é conscientizar o produtor desde o plantio dos alimentos”, reforça Elisabeth Wildberger.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Petrópolis, RJ, participa pela 1ª vez do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos da Anvisa Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias