Inscrições acontecem até o dia 29 de dezembro. Estão sendo oferecidas 42 vagas para diversas especialidades.
Por: Redação
As inscrições para o concurso de Seleção para Programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) ocorrem até 29 de dezembro.
A prova objetiva será aplicada no dia 12 de janeiro de 2018, em Petrópolis (RJ). As atividades começarão no dia 1º de março, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no campus da faculdade e em unidades de Saúde da Família.
Campus da FMP Fase. (Foto: Divulgação) |
Estão sendo oferecidas 42 vagas para Residência Médica, nas seguintes especialidades: Medicina de Família e Comunidade (12), Clínica Médica (4), Pediatria (5), Obstetrícia e Ginecologia (4), Anestesiologia (4), Cirurgia Geral (3), Endoscopia (2), Neonatologia (2) e Radiologia, Diagnóstico por Imagem (3) e ano adicional em Ressonância Nuclear Magnética (3).
Já o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica oferece nove vagas para enfermeiros (5), nutricionistas (2) e psicólogos (2). O Programa de Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva dispõe de quatro.
As residências da FMP/Fase estão integradas ao Pró-Residência do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde.
“Os programas de Residência Médica contribuem não apenas para o desenvolvimento dos futuros profissionais, mas também para a melhoria do atendimento à população, que passa a contar com médicos mais bem formados. Além disso, os programas são parte do conjunto de fatores que chancela o HAC como hospital de ensino, tornando-o polo de referência para toda a região”, explica o professor Miguel Koury, coordenador da Residência Médica da FMP/Fase.
De acordo com a coordenadora da Residência Multiprofissional, professora Regina Shiraishi, o Programa em Atenção Básica e o Programa de Enfermagem em Terapia Intensiva são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde: “Os programas de residência são desenvolvido sem cenários de prática diversificados, oportunizando a qualificação em serviço e a troca de saberes com profissionais de diferentes áreas e com tutores e preceptores qualificados, com ampla experiência em ações voltadas para o SUS e para o mercado de trabalho em geral.”
Para a coordenadora do programa de residência de Medicina de Família e Comunidade, Julia Morelli Rosas, a experiência pode abrir portas para os profissionais. "A intervenção do médico de família vai além de pedir exame e passar remédio.
Trabalha em equipe para agir nos determinantes das doenças, na comunidade, no território, que é o lugar real onde as coisas acontecem. É também a residência que dará as ferramentas clínicas para cuidar das pessoas com qualidade. Além disso, ela pontua para o acesso a outras residências”, acrescenta Julia.
As inscrições para o concurso devem ser feitas em www.fmpfase.edu.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2244-6497 ou no próprio site da faculdade.