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11 de mai. de 2018
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Polo de modas da Rua Teresa, em Petrópolis, RJ, recebe orientação do Procon


Mais de 50 lojas receberam a equipe do órgão, que esclareceu deveres e direitos dos comerciantes.

Por: Redação

As lojas do polo de modas da Rua Teresa receberam a visita de equipes do Procon, nesta quinta-feira (10.05) para uma ação de orientação sobre as regras para as vendas de roupas e acessórias. O foco da ação são as vendas de Dia das Mães – uma das melhores épocas do ano para as vendas do comércio. A intenção do órgão é evitar que os consumidores tenham problemas, esclarecendo aos lojistas, o que pode e o que não pode dentro das relações de consumo.
           
Equipes do Procon visitam lojas na Rua Teresa. (Foto: Divulgação/PMP)
A ação tem cunho totalmente educativo, para deixar a experiência de compras no maior polo de modas da cidade ainda melhor tanto para os petropolitanos, quanto para os turistas. No órgão máximo de defesa do consumidor, não existe número expressivo de reclamações da população sobre as lojas da Rua Teresa. Ainda assim, por ser uma das vitrines da cidade, o Procon mantém ações constante de orientação para garantir um serviço de qualidade nas vendas de produtos na cidade.
           
 “A intenção é que o maior número de pessoas saiba como agir na hora de comprar um produto ou adquirir um serviço. O órgão de defesa do consumidor deve agir orientando a população, evitando, assim, futuras dores de cabeça por conta de falta de conhecimento. Também estivemos nas lojas porque, muitas vezes, o próprio comerciante desconhece sobre suas obrigações legais, além de verificar se os estabelecimentos cumprem com a leis sobre abrangem o CDC”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.
           
Durante a ação, a equipe do órgão de defesa do consumidor esclareceu que o fornecedor deve informar, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. Além disso, estabelecimentos comerciais são obrigados a trocar os produtos que apresentem vícios ocultos no momento da compra. Se o estabelecimento assume o compromisso de troca, independente de vício no produto, fica obrigado a realizar a troca. Além disso, também checou a existência do CDC e do livro de reclamações.
           
Nesta sexta-feira (11.05) as ações com foco no Dia das Mães continuam. Restaurantes da cidade serão visitados com a intenção de orientar quanto aos serviços oferecidos no estabelecimento. A ação ocorre ao longo do dia.

O órgão mantém equipes nas duas unidades, que ficam Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores, e em Itaipava, na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Locais onde a população pode fazer denúncia e tirar dúvidas sobre as relações de consumo. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. 

Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 peloo site do Procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

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