O governo federal anunciou uma força tarefa que vai envolver ministérios, Forças Armadas, estados e municípios para o combate ao mosquito Aedes aegypti durante o verão.
Por: Nova Friburgo AM
Hoje, o País conta com quase 500 mil agentes para atuar no combate aos focos de reprodução do Aedes aegypti. O inseto é o vetor de transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Já para o atendimento aos casos de microcefalia por contaminação por zika vírus, há 160 mil profissionais qualificados para atendimento aos pacientes.
No dia 20 de novembro o governo lança uma campanha de conscientização nos meios de comunicação para divulgar as ações de combate ao mosquito e prevenção.
O Dia Nacional de Mobilização está marcado para 25 de novembro, com a intenção de ampliar a visibilidade ao esforço integrado e convocar os brasileiros a participar do processo.
Depois dessa data, vai haver ações de mobilização a cada sexta-feira para eliminação dos criadouros do mosquito.
A mobilização nacional conta também com o apoio das escolas sob a coordenação do Ministério da Educação.
As instituições de ensino vão ser orientadas a reservar dez minutos todas as sextas-feiras para uma ação com os alunos, para que eles multipliquem as ações de prevenção para as famílias e comunidades em todo o território nacional.
Em Nova Friburgo, o trabalho de combate à dengue começou há alguns meses, com visitas de uma equipe de cinco agentes.
Em outubro as ações foram concentradas no bairro Bela Vista.
O trabalho de prevenção à dengue realizado o ano todo, obedecendo a um cronograma estabelecido.
O distrito de Conselheiro Paulino e os bairros Olaria, Cordoeira e Catarcione são exemplos de localidades já contempladas.
Outras informações e denúncias podem ser feitas na subsecretaria de Vigilância Ambiental, na Rua Souza Cardoso, 62, no Centro, ou pelo telefone 2543-6293.
O MEC lançou um aplicativo sobre o tema direcionado aos estudantes.
O Desafio Aedes funciona com GPS e estimula o usuário a circular pelas redondezas, procurando focos do mosquito, de forma virtual.
O aplicativo fica disponível para o público a partir do dia 22 nas plataformas IOs e Android, de forma gratuita.