Município entrou em estágio de alerta na noite do sábado, (12) e retornou ao de atenção nesta terça, (15). Hoje, retorna ao de Normalidade/vigilância.
Por: Nova Friburgo AM
Foto: Marcos Guzzo/Vc no FN |
Em alerta desde a noite do último sábado, 12, quando começaram as chuvas no município e em toda a região, Nova Friburgo voltou ao estado de atenção nesta terça-feira.
A chuva deu trégua, o sol reapareceu e a Defesa Civil pôde comunicar a mudança de estágio.
De acordo com o último balanço divulgado pelo órgão, a cidade registrou 115 ocorrências nos últimos quatro dias. Não há desalojados, desabrigados ou vítimas.
O maior volume de chuva foi registrado no distrito de Mury, com 246 milímetros em 96 horas, onde várias casas e estabelecimentos comerciais foram invadidos por uma enxurrada.
O km 72 da RJ 116 ficou fechado nos dois sentidos por quase três horas no último final de semana.
O mínimo foi registrado em Cardinot, com 134 milímetros, e a média da cidade nos últimos quatro dias é de 175 milímetros de chuva.
Entre as ocorrências estão 25 interdições, 17 vistorias em árvores, três alagamentos, uma enxurrada de detritos, 13 deslizamentos e outros.
Ainda segundo a Defesa Civil, 25 imóveis foram interditados no município durante o período.
Mesmo com o sol e a diminuição da chuva, um sobrado no bairro de Olaria foi interditado pela Defesa Civil na tarde desta terça-feira (15).
O imóvel fica na Rua Piauí, e estava com a estrutura comprometida. Dez famílias deixaram o prédio.
A 151ª DP e a Cruz Vermelha recebem donativos para as vítimas da chuva na cidade. Vários moradores do distrito de Mury perderam tudo.
O pedido é de doação de alimentos, roupas, água mineral, sucos de caixinha, produtos de higiene pessoal e de limpeza para a sede da 151ª DP ou em um dos postos de arrecadação da Cruz Vermelha.
Quanto ao abastecimento de água, a empresa Águas de Nova Friburgo informa que já foi iniciado o processo de retomada da ETA Debossan.
Alguns bairros atendidos pela Estação já tiveram a situação normalizada. Os usuários devem ligar para 0800-026-0008 para solicitação de caminhões pipas. A concessionária afirma que reforçou a frota de atendimento.