Medição foi feita por pesquisador em parceria com a UFRJ e IBGE.
Pico do Caledônia, também no município, ficou em segundo lugar.
Medições realizadas recentemente pelo doutor em geociências, Antonio Paulo Faria, confirmaram que o Pico Maior no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, é a montanha mais alta da Serra do Mar (que começa em Santa Catarina e vai até o Rio de Janeiro). Em segundo lugar ficou o Caledônia, também no município, seguido da Pedra do Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis.
Um aparelho DGPS ajudou na precisão das medidas apontadas pela pesquisa (Foto: Divulgação) |
De acordo com Antonio Paulo Faria, a metodologia que foi utilizada nas medições é da Geodésia do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A medição foi feita través de rastreamento com com DGPS (GPS diferencial de maior precisão) por três períodos de três horas, totalizando nove horas. O dados foram analisados pelo IBGE para serem homologados.
“Medimos a altitude do Pico Maior de Friburgo (2.366 metros), homologada no IBGE antes com altitude estimada em 2.315 metros. A Pedra do Sino, que tinha altitude de 2.275 metros, agora ficou com 2.255 metros (-20 metros). O Pico do Caledônia tinha 2.219 metros e agora passou para 2.257 (+ 38 m). O projeto foi concluído e contou com o apoio da UFRJ e IBGE”. disse Antonio Paulo após a conclusão do projeto.
Antonio no cume do Pico Maior em Friburgo (Foto: Divulgação) |
"O Parque Estadual de Três Picos, também conhecido como Salinas, é a terra da escalada tradicional do Brasil. Com vias de parede de várias enfiadas e proteções afastadas, Salinas é a felicidade e desespero de vários escaladores. Tudo depende se o escalador está ou não acostumado com vias longas num estilo que se convencionou chamar de "Estilo Salinas". A via mais tradicional no local é a Leste, no Pico Maior. Aberta em 1974, tem 700 metros de altura e tem grau acessível, quinto grau", explicou o pesquisador.
Fri notícias/G1 Região Serrana