As Últimas
Publicidade
2 de nov. de 2014
Publicidade 2

Cantagalo, RJ, promove treinamento em saúde mental e drogas

Objetivo é capacitar os agentes de saúde a lidarem com esses dependentes.
Curso teve início nesta semana e termina em dezembro.


O treinamento vai acontecer até dezembro (Foto:
Divulgação/Ascom PMC/Gilmar Marques)
s 51 agentes comunitários de saúde e nove auxiliares de enfermagem de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, estão passando por um treinamento com ênfase em álcool, crack e outros tipos de drogas. O objetivo é que esses profissionais saibam identificar e lidar com esses dependentes, que também vão ganhar uma unidade específica para tratamento na cidade. A capacitação, que é feita pela Secretaria de Saúde, faz parte do Projeto 'Caminhos do Cuidado', lançado em novembro de 2013 pelo Ministério da Saúde, dirigido à formação de agentes comunitários, auxiliares e técnicos de saúde. O curso teve início nesta semana e termina em dezembro.

Ao longo desse período, os profissionais de saúde passarão por 60 horas de treinamento, das quais 40 presenciais e 20 na modalidade dispersão. A partir da capacitação, os agentes de saúde, que são profissionais de atenção básica de saúde, terão condição de trabalhar com saúde mental a partir de estratégias definidas e com mais resultados. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica no município, Lilia Erthal, esses profissionais poderão atuar como agentes de mudanças no cuidado em saúde mental e uso prejudicial de drogas, reconhecendo as situações problemáticas do dia a dia e realizando o acolhimento necessário para esses usuários, com articulação e mobilização de uma rede de apoio social e comunitária.

Os pacientes acolhidos são encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na Travessa Hacib Mansur (final da Rua Honório Pacheco, antiga Rua do Rosário) onde recebem acompanhamento médico e o tratamento necessário para a recuperação. Mas, em breve, conforme informou o prefeito Saulo Gouvea, o município também contará com uma unidade específica a atender esse tipo de paciente.

“Estamos em fase de implantação do Caps/AD, que é especializado em tratamento de dependentes de álcool e outras drogas, o que justifica ainda mais o treinamento desses profissionais que estão na ponta, que têm o contato direto com a comunidade onde atuam, sendo os olhos do serviço público de saúde”, disse o prefeito.


Fri Notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cantagalo, RJ, promove treinamento em saúde mental e drogas Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias