As Últimas
Publicidade
5 de nov. de 2013
Publicidade 2

Aluno de Friburgo, RJ, representa o Brasil no Jovens Embaixadores 2014

Jovem foi escolhido entre quase 12 mil candidatos e ira para os EUA. Grupo de 37 alunos trocará experiências e conhecerá projetos sociais.

O friburguense Matheus Marlisson Oliveira Matos, de 18 anos, foi escolhido entre quase 12 mil jovens para representar o Brasil nos Estados Unidos. Estudante de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, ele faz parte do grupo de 37 jovens que participarão do programa Jovens Embaixadores em janeiro de 2014. O projeto foi criado em 2002 pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e tem como objetivo beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos e se destacam em suas comunidades através de atitudes positivas, consciência cidadã, liderança e conhecimento da língua inglesa.
Matheus está ansioso para a viagem em janeiro de 2014 e promete representar a cidade e o Brasil nos EUA (Foto: Juliana Scarini/G1)

Aluno do ensino médio do Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick, Matheus se destacou durante o processo seletivo, atendendo a vários pré-requisitos e obtendo bom desempenho na prova do programa. Para ser um Jovem Embaixador, por exemplo, o aluno deve participar de projetos sociais há pelo menos um ano e Matheus está engajado em várias ações voluntárias. Desde os nove anos, participa como voluntário na Casa da Esperança, no bairro Cordoeira, através da Igreja Comunidade da Colheita. Matheus trabalha recepcionando voluntários estrangeiros para trabalhar com crianças carentes do bairro. E foi através desse trabalho como voluntário que Matheus aprendeu a falar inglês.

“Eu aprendi inglês sozinho, através dos voluntários estrangeiros que também participam do projeto da igreja. Eu tinha que lidar com eles e fui aprendendo. Acredito que o fato de eu representar o Brasil no Jovens Embaixadores é uma recompensa de Deus por eu ter ajudado as pessoas”, contou.

Com apenas 18 anos, Matheus também participa como socorrista voluntário da Crisis Response International, instituição de socorristas evangélicos que atua em catástrofes naturais e eventos cotidianos. Além disso, ajuda em treinamentos da Defesa Civil de Nova Friburgo, participando do projeto “Defesa Civil perto de você”.  

“Quero cursar relações internacionais e vi que a oportunidade de ser um embaixador, representando o país no Estados Unidos, pode me abrir horizontes”, frisou Matheus, lembrando que os pré-requisitos e o perfil exigido para o projeto se encaixavam com seu sonho.

Os vencedores das 37 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, conhecem autoridades do governo americano, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos.

Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

Segundo Matheus, ao voltar do intercâmbio, todos os jovens devem aplicar no Brasil o que aprenderam durante as três semanas nos EUA, através de visitas a projetos sociais, palestras e troca de conhecimento. “Eu ainda não sei como vai funcionar a elaboração do projeto, mas eu pretendo fazer algo voltado para a desigualdade social, para as pessoas que são esquecidas pelo pode público e não têm acesso à educação, por exemplo”, frisou.

A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrem todos os custos de participação dos selecionados no programa, como as passagens domésticas e internacionais de ida e volta para os Estados Unidos, orientação pré-partida, custos com a implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.), hospedagem e alimentação, "Seguro-saúde” para a viagem e auxílio para compra de roupas de frio.

No entanto, o jovem embaixador deve arcar com os custos da emissão do passaporte (participante e/ou instituição parceira) e dinheiro para gastos extras durante a viagem, compras pessoais, telefonemas cujos custos excedam o valor dado pelo programa. “Sou de uma família humilde, sempre estudei em colégio público, ainda estou tentando conseguir algum dinheiro para compras pessoais nos EUA”, lembrou Matheus.


Fri notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Aluno de Friburgo, RJ, representa o Brasil no Jovens Embaixadores 2014 Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias