As Últimas
Publicidade
27 de set. de 2013
Publicidade 2

Profissionais da educação fazem novo protesto em Nova Friburgo, RJ

Servidores querem abono salarial, mais contratações e plano de carreira. Categoria está paralisada desde a quarta-feira (18)

Servidores seguem pela Avenida Alberto Braune, em direção à prefeitura (Foto: Felipe Mello Rodrigues)
Professores e profissionais da educação de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, fizeram um novo protesto por volta das 16h desta sexta-feira (27), com concentração na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A categoria iniciou uma greve de advertência por 72 horas na quarta-feira (18) e deflagrou uma paralisação por tempo indeterminado nesta segunda-feira (23). Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), cerca de 300 educadores participaram do movimento que seguiu em caminhada pela Avenida Alberto Braune até a sede da prefeitura.

Entre as reivindicações, estão a incorporação do abono salarial de R$ 130 ao piso da classe, a chamada dos concursados de 1999 e 2007, plano de cargos e salários aos profissionais e reposição salarial dos últimos anos.

Os servidores já realizaram um protesto na última sexta-feira (20) com faixas, cartazes e palavras de ordem como “"O povo na rua, Cabral, a culpa é sua".

Segundo a prefeitura, o percentual de escolas parcial ou totalmente paralisadas está em torno de 50%, atingindo 9 dos 19 mil alunos que integram a rede municipal de ensino. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), cerca de 80% dos professores e funcionários de apoio aderiram à greve.

Uma reunião do Sepe com representantes da secretaria de Educação está marcada para esta terça-feira (1).


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Profissionais da educação fazem novo protesto em Nova Friburgo, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias