As Últimas
Publicidade
20 de ago. de 2013
Publicidade 2

Teresópolis, RJ, recebe Festival de Cultura promovido pela Ampla

Evento levará costumes e tradições da Cultura Popular Brasileira. Dudu Nobre e Sandra de Sá participam do evento.


Dudu Nobre é atração do evento na quarta (21)
(Foto: Alberto Vilar/Divulgação)
Artistas, contadores de histórias e grupos de dança movimentarão a cidade de Teresópolis, Região Serrana do Rio, a partir desta quarta-feira (21) até a sexta (23). Promovido pela distribuidora de energia Ampla, o Festival de Cultura intitulado “Consciência Ampla Cultural – o Brasil que você ainda não conhece” tem como objetivo levar ao público da cidade os costumes e tradições de cada região brasileira.

Serão apresentados ritos, lendas e ritmos que ajudaram a formar o país como conhecemos hoje. O festival terá entrada gratuita e acontecerá na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com programação voltada para públicos de diferentes idades.


Desenhista Daniel Azulay também participa do
evento (Foto: Divulgação)
Durante três dias, o público conhecerá diversas manifestações culturais brasileiras, por meio de apresentações, oficinas, exposições, bate-papos, entre outras atividades. Será possível participar de encontros com grandes nomes da música brasileira como Dudu Nobre e Sandra de Sá. O público infantil também terá diversão garantida no “Consciência Ampla Cultural”. O desenhista Daniel Azulay irá interagir com as crianças usando a arte e o desenho. O grupo “Baú que Conta e Canta” fará uma apresentação com lendas e fábulas do folclore brasileiro contadas por meio da música e da literatura.

O grupo Cazumbaque, formado por dançarinos, cantores e percussionistas, apresentará os ritmos e danças do país, como o Maracatu, Coco de Roda, Jongo, Samba de Roda e Bumba meu Boi. Nas oficinas de danças típicas, música, pintura e brinquedo com material reciclado, o público será convidado a explorar o lado artístico de cada um. Além disso, crianças e adultos entrarão no universo mágico da literatura de cordel.


Sandra de Sá é a tração da sexta-feira (23)
(Foto: Divulgação/Seec)
O evento conta ainda com uma exposição de fotografias sobre o Jongo da Serrinha, tradição afro-brasileira que perdeu espaço nos morros cariocas. O autor das fotos é o fotógrafo italiano Alcinoo Giandinoto, colaborador da ONG Jongo da Serrinha, que realiza um trabalho de resgate desta tradição. Em todos os dias do evento, será exibido o documentário Mulatas, de Walmor Pamplona, que explora o papel delas na cultura popular e no Carnaval. Serão entrevistadas 13 mulatas de escolas de samba do Rio de Janeiro de diferentes gerações, para compor um retrato de personagens fundamentais da cultura popular.

O projeto
O “Consciência Ampla Cultural” faz parte da plataforma de responsabilidade social da distribuidora de energia elétrica, o “Consciência Ampla”, com foco em Educação para o consumo consciente nas comunidades atendidas pela distribuidora. O programa prevê ações práticas, educacionais e profissionalizantes que envolvem também temas como a segurança, o meio ambiente e os direitos e deveres dos cidadãos.


Confira a programação
Quarta-feira (21/08)
Oficina de Danças Típicas: 9h, 13h30 e 15h
Oficina de Música: 9h, 13h30 e 15h
Oficina de Pintura: 9h, 11h, 13h30 e 15h
Oficina de Brinquedo: 9h, 11h, 13h30 e 15h
Manifestações de Samba de Roda, Jongo, Coco de Roda e Maracatu com o Grupo Cazumbaque: manhã e tarde (horários surpresa)
Vídeos Educativos: 10h a 21h
Literatura de Cordel: 10h
Contação de Histórias: 10h, 13h30 e 15h
Solenidade de Abertura e bate-papo com cantor e compositor Dudu Nobre: 19h
Quinta-feira (22/08)
Oficina de Danças Típicas: 9h, 13h30 e 15h
Oficina de Música: 9h, 13h30 e 15h
Oficina de Pintura: 9h, 11h, 13h30 e 15h
Oficina de Brinquedo: 9h, 11h, 13h30 e 15h
Manifestações de Samba de Roda, Jongo, Coco de Roda e Maracatu como Grupo Cazumbaque: Horários surpresa
Vídeos Educativos: 10h às 21h
Literatura de Cordel: 10h
Contação de histórias: 10h, 13h30 e 15h
Show com o desenhista Daniel Azulay: 15h
Sexta-feira (23/08)
Oficina de Danças Típicas: 10h, 13h30 e 15h
Oficina de Música: 9h, 13h30 e 15h
Oficina de Pintura: 9h, 11h, 13h30 e 15h
Oficina de Brinquedo: 9h, 11h, 13h30 e 15h
Manifestações de Samba de Roda, Jongo, Coco de Roda e Maracatu como Grupo Cazumbaque: manhã e tarde (horários surpresa)
Vídeos Educativos : 10h às 21h
Literatura de Cordel:10h
Contação de Histórias: 10h, 13h30 e 15h
Show com a cantora Sandra de Sá:19h
Fri Notícias/G1.com

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Teresópolis, RJ, recebe Festival de Cultura promovido pela Ampla Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias