“Os técnicos da EMOP estão visitando os locais críticos da cidade onde há obras de contenção de encostas para uma avaliação e montando uma estratégia para agir nestes locais. Com isso, eles assumem todas essas obras em Teresópolis e nos demais municípios atingidos pelas chuvas de janeiro de 2011”, explicou o Subsecretário Municipal de Fiscalização de Obras, Jorge Henrique Mattos.
Segundo o presidente da EMOP, Ícaro Moreno, todo o cronograma da visita, desde a vistoria até a finalização das obras, é realizado através de intervenções que integrem vários órgãos. “Seguindo orientação do Governador Sérgio Cabral e do Vice Governador Luiz Fernando Pezão, que estão envolvidos no processo de reconstrução da Região Serrana, estamos trabalhando em conjunto com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Secretaria Estadual de Obras, empresas licenciadas e prefeituras para dar continuidade ao que já foi iniciado nos municípios atingidos, pois é importante a participação de todos”, elucidou Ícaro Moreno.
Durante o dia foram feitas vistorias em diversos bairros da cidade, como Golfe, Caleme, Campo Grande, Granja Florestal e Salaco. De acordo com Ícaro Moreno, o propósito é apontar soluções para finalizar as obras no município. “Estamos percorrendo as localidades, observando os problemas de cada uma e levantando soluções para que, no máximo até julho, as obras em andamento já estejam finalizadas”, disse o presidente da EMOP, lembrando também das obras que ainda não foram iniciadas. “Em Teresópolis há 12 obras que já foram aprovadas pela Caixa Econômica Federal. Agora, o próximo passo é fazer licitação para que, em aproximadamente dois meses, possamos dar início a esses trabalhos. Até o final do ano estaremos com muitas obras concluídas na cidade”, finalizou.
O temporal de janeiro de 2011 atingiu sete cidades da Região Serrana: Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Areal e Bom Jardim. “Em todas elas estamos trabalhando para que, dentro do possível, tudo volte à normalidade”, concluiu Ícaro Moreno.
Fonte: Prefeitura de Teresópolis