As Últimas
Publicidade
17 de jun. de 2013
Publicidade 2

Nova Friburgo, RJ, cria local para abrigar crianças abandonadas

Projeto está em andamento e abrigará menores vítimas de violência. Audiência pública na Câmara esclarece funcionamento do local.

Foto: Divulgação
Nova Friburgo, RJ, em breve inaugurará suas novas instalações para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência. O local, que será chamado de Vila Sorriso, tem como objetivo permitir que crianças e adolescentes reencontrem o amparo e proteção a que têm direito mas não recebem porque perderam suas famílias ou sofreram algum tipo de violência. De acordo com a prefeitura, as instalações para abrigar essas crianças já estão prontas, mas o endereço não pode ser divulgado por questão de segurança dos futuros internos. Na segunda-feira (24), às 10h, será realizada audiência pública na Câmara Municipal, com a presença da promotora da Vara da Infância e da Juventude, Renata Aline de Castro Leal, para esclarecer o funcionamento do local.

A secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho será responsável pelo acolhimento das crianças e adolescentes e pretende fazer com que a estadia seja a melhor possível, através do carinho dos profissionais que atuarão na Vila Sorriso. Recém-nascidos que saem da maternidade sem a guarda dos pais, casos em que os pais abandonaram seus filhos, trabalho infantil, ou situação de vulnerabilidade nas ruas são as principais situações que farão com que as crianças e adolescentes sejam encaminhadas para o local através da Vara da Infância e Juventude.

Vários atendimentos e serviços serão prestados por técnicos e profissionais especializados em uma área de 19 alqueires, em meio à natureza, longe do Centro. Foram planejados brinquedoteca, escolinhas de futebol e de vôlei, atendimento psicológico, social e de saúde, e todos os residentes terão que estar matriculados na escola.

Para a secretária de Assistência Social, Simone de Almeida, a Vila Sorriso servirá às crianças e adolescentes que precisam de ajuda. “São filhos de Nova Friburgo que precisamos acolher pois sofreram algum tipo de violência”, declarou.

“Vamos fazer um trabalho de sensibilização da população para que nos ajudem e ajudem os nossos friburguenses, filhos de Nova Friburgo, afinal somos a cidade da família, somos uma grande família”, afirmou Simone. A secretária explicou, ainda, que todos os profissionais que trabalharão na Vila Sorriso serão concursados ou provenientes de chamada pública.

Além disso, para que esse serviço e a instituição estejam assegurados e protegidos, a prefeitura trabalha na criação de um projeto de lei para o cumprimento de alguns direitos, com especificações voltadas exclusivamente à acolhida de friburguenses e para que os serviços não sejam interrompidos quando houver mudança de governo.“Esse é um serviço de continuidade de alta complexidade, por isso, precisamos resguardá-lo”, completou a secretária.


Fri notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Nova Friburgo, RJ, cria local para abrigar crianças abandonadas Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias