As Últimas
Publicidade
17 de jun. de 2013
Publicidade 2

Manifestantes invadem cobertura do Congresso Nacional em Brasília.

Milhares se reuniram diante do Congresso, e uma parte ocupou a marquise. Seguranças tentaram, mas não conseguiram conter acesso da multidão. No Rio, mais de 100 mil pessoas participam de manifestação no centro da cidade.


Manifestantes romperam na noite desta segunda (17) o cordão de isolamento da Polícia Militar e ocupou a marquise do Congresso Nacional onde ficam as cúpulas da Câmara e do Senado, em Brasília.

Manifestantes ocupam a cobertura do Congresso Nacional (Foto: Fabiano Costa / G1)

Inicialmente, os seguranças do Congresso conseguiram conter o acesso dos manifestantes, que subiram na marquise por uma das laterais do prédio. Mas, em grande número, os manifestantes retornaram, e os seguranças não conseguiram mais evitar. O acesso à cobertura do Congresso não é permitido. Abaixo, a uma altura de cerca de cinco metros, há um espelho d'água.

A ação foi parte do protesto que reuniu milhares de pessoas em frente ao Congresso Nacional contra os gastos do pais com as copas das Confederações e do Mundo e em apoio às manifestações em São Paulo contra o reajuste das tarifas do transporte público.

Manifestantes protestam em frente ao Congresso Nacional por volta das 17h30 (Foto: Maria Luiza Araujo)

O protesto em Brasília teve início às 17h. Os manifestantes saíram do Museu da República em direção ao Congresso Nacional. No trajeto, eles chegaram a fechar as seis faixas do Eixo Monumental.

Os manifestantes – muitos com máscaras no rosto – seguravam uma bandeira branca e cartazes com dizeres como “Não à violência”. Cerca de meia hora antes, pelo menos dois manifestantes haviam sido presos por jogar água em policiais.

A invasão da marquise do Congresso ocorreu depois de os manifestantes prometerem ao policiamento voltar ao Eixo Monumental e seguir em direção à Rodoviária do Plano Piloto, no sentido contrário ao Congresso.

De cima do edifício, manifestantes pediam para que os demais integrantes da marcha também subissem à marquise. Um cordão da Polícia Militar se posicionou na rampa do Congresso, isolando o acesso à área do Senado - os manifestantes estavam concentrados na área da Câmara.

Muitos acenderam luzes dos celulares e tochas e gritaram palavras de ordem.  “Ih, ferrou, o gigante acordou, o povo acordou”, entoavam.

Correria entorno da Alerj após investida da Polícia. (Foto G1)
A passeata no Rio de Janeiro que era pacífica de 17h até 19h55, com quase 100 mil pessoas (segundo especialistas da UFRJ), se tornou violenta na frente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), quando a Polícia Militar tentou afastar manifestantes, que reagiram com fogos de artifício, pedra e outros objetos.
A PM revidou com balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta, antes de se refugiarem na Alerj. Manifestantes correram e houve dispersão.





Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Manifestantes invadem cobertura do Congresso Nacional em Brasília. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias