As Últimas
Publicidade
6 de jun. de 2013
Publicidade 2

Caixa não tem controle sobre cadastros duplicados no Bolsa Família

A cúpula de um dos maiores bancos públicos do País não tem controle sobre o número de beneficiários do Bolsa Família com cadastro duplicado. 

Em entrevista coletiva 27 do mês passado, o presidente da instituição, Jorge Hereda, e o vice-presidente de Governo, José Urbano, não conseguiram explicar os boatos e o alarde em torno do saque do benefício, pago mensalmente a 13,8 milhões de famílias.


O presidente da Caixa, Jorge Hereda, explica por que o banco autorizou saques antecipados do Bolsa Família. (Foto: José Cruz - Agência Brasil)

Segundo Hereda, a liberação antecipada do benefício foi feita justamente para eliminar esses cadastros duplos, mas a Caixa “não tem como” saber quais famílias possuem dois ou mais números de registro junto ao banco de dados dos programas sociais do governo – chamado NIS. Mesmo assim, a estimativa é que entre 700 mil e 1 milhão de famílias tenham mais de um NIS. Ele garante, no entanto, que a família com dois ou mais números de cadastro não pode sacar o benefício mais de uma vez.

“Esse número gerado é usado para identificar a família que recebe o Bolsa Família também, além de outros programas. Identificou-se algumas famílias com dois ou três números. Não quer dizer que a família está burlando o pagamento. Esse novo sistema (para identificar duplicidades) faz a correção: coloca cada família com um número para evitar problema de pagamento duplo. Não tem cruzamento dos dados do banco com o pagamento do Bolsa Família. Só se vê isso quando roda a folha de pagamento, feita um dia antes do pagamento em si”, explicou o presidente.

Hereda e Urbano disseram que a decisão de liberar os saques antes do calendário regular – 10 primeiros dias de cada mês – não foi comunicada aos beneficiários por receio de causar um corre-corre às agências, justamente o que aconteceu no final de semana do dia 18 de Maio. Ambos alegaram que os beneficiários não costumam “correr” às agências para sacar o benefício, já que ele fica disponível no banco por três meses após a liberação.

O presidente da Caixa disse, ainda, que a decisão de liberar o saque na sexta, dia 17, foi da área técnica e não foi comunicada à cúpula da Caixa. Por sua vez, a Caixa comunicou os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa assistencial. O desconhecimento a respeito do fato fez com que Urbano desse uma informação errada em entrevista no último fim de semana: ele informou a jornalistas que o saque antecipado só foi autorizado no sábado.

“Quando vivemos uma crise, o único pensamento que a Caixa tinha era esclarecer as pessoas. Tivemos uma informação equivocada com relação à data em que se abriu o sistema (para saques) e isso gerou uma informação imprecisa da Caixa. Essa imprecisão só se justifica pelo momento que a gente estava vivendo, e eu peço desculpa a todos por essa manifestação da gente. Considero que foi uma decisão acertada (não informar às famílias) porque a intenção da Caixa era permitir que as famílias que tinham direito tivessem acesso ao beneficio”, alegou Hereda, sem conseguir justificar por que a Caixa não avisou às famílias sobre o acesso ao saque.


Fri notícias/Terra.com


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Caixa não tem controle sobre cadastros duplicados no Bolsa Família Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias