As Últimas
Publicidade
19 de jun. de 2012
Publicidade 2

Projeto ‘Despertar’ destaca Polo Cimenteiro para estudantes de Cantagalo.



Projeto da Lafarge, controladora da fábrica de cimento Mauá, em parceria com as secretarias de Educação de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, o projeto ‘Despertar’, que tem como meta chamar a atenção dos jovens para sua vocação pessoal e profissional, levando em consideração as oportunidades atuais do mercado de trabalho na própria região, realizou mais uma palestra na última sexta-feira, 15 de junho, no Ciep 277 - João Nicolau Filho.


Este mês, o tema foi voltado ao Polo Cimenteiro de Cantagalo, como um todo, embora o maior destaque tenha sido dado à Lafarge. O convidado a falar foi o gerente-geral da fábrica em Cantagalo, Marcelo Miranda, que também estava acompanhado do gerente de Controle e Performance da indústria, Manoel Ramos.


O ‘Despertar’ se desenvolve desde o início do ano passado, tendo como principal alvo os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, despertando o interesse justamente nas classes onde se encontram os jovens que precisam começar a pensar no que vão ser quando adultos. São alunos que, ano que vem, passarão para o ensino médio e que já vislumbram sonhos profissionais. “Talvez, essas palestras, que são motivacionais, possam despertar em alguns o desejo de buscar qualificação em algumas das áreas que possam absorver essa mão de obra, mostrando que na nossa região também há boas oportunidades de trabalho, desde que haja trabalhadores qualificados”, explica a secretária de Educação de Cantagalo, Lucinha Farah Noronha, uma das entusiastas do projeto da Lafarge.


De Cantagalo, participam cerca de 50 estudantes de quatro escolas, sendo duas da rede municipal – Elestar Caetano Mendes, de Euclidelândia, terceiro distrito, e Cel. Manoel Marcelino de Paula, de São Sebastião do Paraíba, quarto distrito –, uma da rede estadual – Dr. Francisco Leite Teixeira, de Santa Rita da Floresta, segundo distrito – e uma da rede particular – Colégio Euclides da Cunha, do Centro da cidade. O projeto, que teve início em março, com duração de dez meses, realiza um encontro por mês em cada um dos três municípios envolvidos – Cantagalo, Cordeiro e Macuco.


O ‘Despertar’ foca várias áreas, com um destaque diferente a cada mês, sempre incentivando o estudo, a qualificação, pensando no mercado de trabalho e mostrando que existem muitas oportunidades na própria região, bastando, para aproveitá-las, estar capacitado. Além do setor cimenteiro, tema de junho, também são destaques do projeto enfoques em motivação, empreendedorismo, agronegócios, laticínios, associativismo, cooperativismo, metal-mecânico, serviços, comércio, transporte, indústria têxtil, construção civil, papel, celulose e reflorestamento, além de petróleo e gás. A meta é incentivar os jovens a buscar formação em áreas que garantam não só o seu futuro e a empregabilidade, mas o próprio desenvolvimento da região.






Fonte: Prefeitura de Cantagalo
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Projeto ‘Despertar’ destaca Polo Cimenteiro para estudantes de Cantagalo. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias