As Últimas
Publicidade
19 de jun. de 2012
Publicidade 2

Alunos de Judô do Botafogo assistem ídolos em etapa do Mundial no Rio.

A estudante de Macaé tirou foto com o Judoca Victor Penalbe


A menos de dois meses dos Jogos Olímpicos de Londres, vinte alunos de Judô do Colégio Municipal Botafogo tiveram a chance de assistir o Grand Slam do Rio, organizado pela Confederação Brasileira da modalidade. A competição, realizada no último final de semana no Ginásio Caio Martins, em Niterói, é uma importante etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). Os estudantes fazem parte do Programa Escola em Ação, iniciativa da Odebrecht Óleo & Gás (OOG), que conta com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e da UNESCO.


A oportunidade para que os alunos assistissem do campeonato em que o Brasil fez sua melhor campanha na história, com 34 medalhas conquistadas, sendo cinco de ouro, 11 de prata e 18 de bronze, é resultado do projeto “Lotação Esgotada”, que levou oito mil espectadores a partir de 10 anos para as arquibancadas. Foram 70 escolas e 30 projetos contemplados, entre eles o realizado no Colégio municipal Botafogo:


Esta parceria oferece as crianças atividades que são verdadeiras aulas de cidadania. E a Secretaria de Educação apoia estes projetos para garantir a formação integral do cidadão. Além disso, iniciativas como essa revelam talentos para o esporte. É um projeto que tem grande dimensão social e o importante é fazer com que as crianças e jovens se interessem, não apenas pela competição, mas por todos os conceitos trabalhados – enfatiza a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.


Para a coordenadora do Programa Educação para a Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, outro aspecto fundamental das atividades de esportes implementadas há dois anos pelo Programa Escola em Ação no Colégio Botafogo, se refere ao fator de proteção. Isso porque os jovens que participam destes projetos têm a oportunidade de se integrar a uma rede de sociabilidade: “Esta é mais uma iniciativa da Secretaria de Educação, através da coordenação do Programa Educação para a Paz, fortalecendo ações de enfrentamento à violência com parcerias, como esta com o Programa Escola em Ação, da Odebrecht”, finaliza.


Para os alunos foi uma oportunidade de ver todos os ídolos de uma vez só. Além de assistir as vitórias dos lutadores brasileiros, como Victor Penalber e Nadia Merli, que garantiram o ouro para o país, além de outras estrelas como a americana Kayla Harrison, eles ainda puderam chegar perto de todos eles para tirar fotos e receber autógrafos:


Foi uma experiência muito enriquecedora para eles este contato com os melhores lutadores do mundo. Lá eles puderam assistir de perto como é realizado uma campeonato de nível internacional, suas regras e, principalmente, que o mesmo Judô praticado por eles, que são garotos de comunidade, é praticado em todo mundo. Isso trás a tona a importância do pertencimento. Além disso, os atletas foram muito receptivos com todos os alunos, o que os deixou ainda mais extasiados – finalizou a instrutora de judô, Aline de Oliveira Souza.


Após assistirem o Grand Slam do Rio, os alunos irão produzir redações sobre sua experiência na etapa do Mundial.
Projeto - O “Lotação Esgotada” foi criado pela Confederação Brasileira de Futsal em 2008 para a realização do FIFA Futsal World Cup Brasil 2008. Em 2010 o projeto foi adaptado e aplicado nos desafios Internacionais de judô em Vitória e Betim. O objetivo do projeto é incentivar a prática esportiva ajudando na inclusão social da juventude, além de proporcionar mais brilho e emoção às transmissões de TV.






Fonte: Prefeitura Macaé
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Alunos de Judô do Botafogo assistem ídolos em etapa do Mundial no Rio. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias