Há duas semanas, a Praça do Suspiro vem recebendo reformas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, iniciou um mutirão com diversas secretarias parceiras e com a iniciativa privada, objetivando melhorias na praça, que é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade.
Segundo a secretária de Turismo, Bianca Tempone Felga, quando iniciou sua gestão no governo, ela e sua equipe fizeram um levantamento das necessidades e condições dos pontos turísticos do município, a pedido do Prefeito Sérgio Xavier, que estava preocupado com a situação dos mesmos e que considera o planejamento das ações como fundamental para que as secretarias possam se organizar nas suas mais diversas demandas. Através deste estudo, verificaram as condições e possibilidades de melhorias para cada equipamento do município.
O projeto já estava previsto para iniciar. A partir de uma reunião com empresários da Praça do Suspiro – Gilberto Sader (Doces Sader) e Rodolfo Acri (Teleférico) – e a secretária e a subsecretária de Turismo, Mabel Póvoa, a Prefeitura decidiu iniciar, na semana seguinte, o mutirão para a reforma da praça.
No caso do entorno da Praça do Suspiro, que ainda está com obras da Geomecânica e com o teleférico inativo, foram consideradas as possibilidades de melhorias na própria área, já que o espaço sempre foi considerado um dos atrativos turísticos da cidade.
A Secretaria Municipal de Obras iniciou a reforma do calçamento no entorno da praça, a restauração das baias dos cavalos, a recuperação dos canteiros e a adaptação do que seria um lago para um grande canteiro florido.
Já a Secretaria de Serviços Públicos fez a manutenção dos canteiros, a instalação de novas lixeiras, a pintura de todo o meio fio e dos canteiros, limpeza e capina de toda a área, e o departamento de parques e jardins e o horto fizeram o trabalho de seleção das plantas mais adequadas e o plantio das mesmas.
A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho ficou encarregada de providenciar a retirada dos vários moradores de rua, que há muito tempo estão utilizando as instalações da antiga cabine do teleférico, como abrigo e moradia.
A Autran demarcou e sinalizou um espaço na Rua Arnaldo Bittencourt (atrás do Clube de Xadrez), destinado exclusivamente ao estacionamento de transporte turístico e reformou a demarcação do Ponto de Táxi da Praça do Suspiro.
A Secretaria de Turismo mobilizou grande parte de sua equipe durante as duas semanas, com o intuito de agilizar e ajudar as outras secretarias parceiras, coordenada pelo funcionário Marcson Garuba; a equipe da Fábrica de Eventos, coordenada pelo Carlos Gonçalves, soldou os diversos gradis que estavam abandonados pela praça e instalou os posteamentos de ferro para as novas lixeiras.
A Polícia Militar, através do seu comandante Marcelo Freimann, intensificou também, há duas semanas, uma ronda mais intensa pela região da Praça do Suspiro, atendendo a segurança ostensiva da região com o objetivo de potencializar o serviço no entorno e impedir a ação de delinquentes.
A região da Praça do Suspiro dá acesso a muitos locais da cidade e, segundo o Cel. Freimann, houve uma reformulação do policiamento da região nas áreas adjacentes para suprir a perda do policiamento natural que existia em função da passagem de viaturas da polícia pela região do Suspiro, em direção a Vila Amélia, onde antigamente se localizava a Delegacia de Policia.
A praça contará também com a doação de seis bancos plásticos brancos e um trabalho paisagístico no canteiro principal. Os bancos foram doados pelos empresários Gilberto Sader (Doces Sader), Leandro (Frichopp), Júlio e Mariza (Hotel Domingues Plaza) e Vitor (Restaurante Crescente), que ajudaram para que a Praça do Suspiro se torne cada vez mais aprazível e agradável. O canteiro principal receberá um processo paisagístico feito pelo horto municipal e pela empresa Nativo Paisagismo, de Renato Costa e Leandro Barbosa. Segundo a subsecretária, Mabel Povoa, isso somente reforça a importância que a parceria público/privado tem nestas iniciativas em prol do município.
A secretária de Turismo, Bianca Tempone, informou que a secretaria iniciou, com a Praça do Suspiro, uma série de melhorias que irão contemplar diversos pontos turísticos em parceria com as outras secretarias e com a iniciativa privada.
A próxima ação será a reforma do Centro de Turismo de São Pedro da Serra, que já tem, além do apoio do prefeito Serginho e das secretarias de Obras, Serviços Públicos e Autran, o apoio de empresas privadas do município.
A reforma do Centro de Turismo da Praça Dermeval Barbosa Moreira também está em andamento e, tão logo esteja terminada, o centro de informações será reinaugurado. Em seguida, a Secretaria de Turismo continuará com as melhorias de acordo com o cronograma que foi estabelecido no início do governo Sérgio Xavier.
Segundo Bianca Tempone Felga, “precisamos trabalhar as políticas públicas de turismo, assim como as questões de infraestrtura, transporte e segurança. Estas são demandas que consideramos fundamentais para que possamos ter uma atividade no município realmente estruturada e fortificada”, conclui.