As Últimas
Publicidade
30 de jun. de 2012
Publicidade 2

Ciclistas se reúnem por mais ciclovias em Friburgo



A exemplo de várias cidades do Brasil e do mundo, Nova Friburgo também aderiu ao movimento denominado Bicicletada—um passeio em que os ciclistas reivindicam seu espaço nas ruas, o cumprimento do Código de Trânsito e divulgam o uso da bicicleta como meio de transporte limpo e sustentável. A iniciativa, promovida na noite da última quarta-feira, 27, reuniu ciclistas das mais variadas idades e profissões no chafariz da Praça Getúlio Vargas, ponto de partida da pedalada.


Durante a concentração os ciclistas trocaram ideias e articularam ações em prol da mobilidade urbana e de melhores condições para o tráfego de bicicletas em Nova Friburgo. “Esse é um movimento para integrar os ciclistas da cidade e pleitear a criação de ciclovias e ciclofaixas nas ruas, além do cumprimento da lei de mobilidade urbana, que entrou em vigor este ano”, disse o participante Eduardo Serrão. Segundo ele, a iniciativa também visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida, além de resgatar uma prática habitual no município em décadas passadas, quando a bicicleta era o principal meio de transporte dos trabalhadores das fábricas.


Várias sugestões de melhores condições para os ciclistas foram apresentadas pelos participantes, como Fernanda Pessoa, que propôs a organização de um abaixo-assinado por mais ciclovias e ciclofaixas. A continuidade do movimento, com a realização de encontros mensais, foi destacada pela arquiteta Sandra Mara Ortegosa. “É importante darmos prosseguimento a essa iniciativa organizando passeios mensais, para chamar a atenção da população e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável”, disse ela.


Foi um grande encontro pela mobilidade urbana, encerrado com o animado passeio ciclístico pelas ruas do centro de Nova Friburgo, que chamou a atenção de motoristas e pedestres. Vale destacar que a Bicicletada é um movimento criativo e livre, fruto de ideias e sugestões de ciclistas e cidadãos que apoiam o movimento “Menos carros, mais bicicletas”.


O próximo encontro do grupo será realizado nos dias 14 e 15 de julho, com concentração a partir das 15h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.








Fonte: Voz da Serra
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Ciclistas se reúnem por mais ciclovias em Friburgo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias