As Últimas
Publicidade
29 de out. de 2011
Publicidade 2

Planejamento Familiar é realidade em nova Friburgo


Já são centenas de pessoas beneficiadas com o Programa de Planejamento Familiar. Desde 2007, a Secretaria de Saúde, através da doutora Jamila Calil,  oferece uma ampla estrutura que apoia mulheres, homens e casais a optarem por métodos contraceptivos que colaboram na escolha de quantos filhos desejam ter e quando ter.
Para a coordenadora do Programa, Tereza Neves, todos os friburguenses tem o direito a informações, meios, métodos e técnicas para decidirem, de forma livre e responsável, sobre os recursos para a concepção e para a anticoncepção. ”Atendemos a todos, sejam adolescentes, homens, mulheres e casais em grupo e individualmente”, diz a psicóloga Tereza.
O Planejamento Familiar conta com uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência que passa por psicologia, enfermagem, serviço social e medicina. “No grupo, nossos profissionais realizam oficinas informativas e reflexivas. É a partir daí que a pessoa ou o casal define o método desejado. O acesso aos métodos é um direito assegurado pela Lei 9263/96″, esclarece Tereza.
São diversos os métodos contraceptivos. Entre eles: pílulas e injeções anticoncepcionais, o uso de camisinhas, o DIU (Dispositivo Intra Uterino), a ligadura tubária; e para o homem, a vasectomia. É uma decisão muito séria já que a reversão destas cirurgias é quase irreversível.
As atividades do Programa também são desenvolvidas para o auxílio nas informações sobre saúde sexual e a infertilidade conjulgal. Outra questão muito importante é a prevenção das DST/ AIDS.  “Desenvolvemos palestras e oficinas que esclarecem sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e como evitar, enfatizando a importância da dupla proteção ”, diz Tereza.
Enice Rodrigues e José Maria da Silva são exemplos de frutos do Planejamento. “Estamos há dois anos participando das reuniões e juntos a gente aprendeu mais sobre AIDS e agora optei para a colocação do DIU. Para mim é o mais convenietne”, diz Enice. “Faço questão de vir com ela. Se aprendermos juntos faremos tudo certo. Não deixo a responsabilidade só para ela.”, relata José.


Em quatro anos de implementação, o Programa já atendeu mais de mil pessoas e contribuiu na redução da mortalidade materna e neonatal, na redução da gravidez na adolescência, na gravidez indesejada e de alto risco, na redução da violência doméstica e abandono de incapaz.
Quem desejar se inscrever para as oficinas é só se dirigir ao Posto Tunney Kassuga, em Olaria, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas ou pelo telefone: 2543-6281.



Fonte:PMNF
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Planejamento Familiar é realidade em nova Friburgo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias