As Últimas
Publicidade
22 de jan. de 2020
Publicidade 2

Inmet e outros órgãos federais alertam para risco de chuvas intensas em cidades do estado do RJ.

Alerta é válido principalmente para as cidades do noroeste do estado do RJ e para os estados de Minas Gerais, Espirito Santo, DF e Goiás. 

Por: Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu na manhã desta quarta-feira, (22), um alerta de chuvas intensas para cidades dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e DF.

O alerta também foi emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR);  do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), além da Marinha do Brasil e Defesa Civil Nacional.

Foto: Reprodução
De acordo com a Marinha do Brasil a formação de um ciclone com possíveis características subtropicais, a partir desta quinta-feira, (23) . Caso a intensidade dos ventos observados alcance ou supere 63 km/h, o fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical “Kurumí”, expressão em tupi-guarani que significa “menino”. 

A provável área de formação do ciclone subtropical será em alto-mar, entre o Norte do estado do Rio de Janeiro e o Sul do estado do Espírito Santo, com deslocamento inicialmente para Sul, afetando as condições de tempo e mar entre os estados de Santa Catarina e Bahia, a partir da manhã desta quinta, (23). São esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade de até 87 km/h (47 nós) em alto-mar, entre o estado do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo (RJ) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas (BA).

A previsão aponta que os totais pluviométricos podem alcançar de 150 milímetros a 400 milímetros, entre os dias 22 e 27 de janeiro impactando severamente esses estados. A projeção é que as chuvas mais intensas deverão começar entre a madrugada desta quinta, (23) e podem prosseguir até o final de semana.

A nota conjunta dos órgãos é resultante de metodologias de previsão. As recomendações são destinadas a órgãos de proteção e defesa civil estaduais e municipais e a moradores de áreas de risco nas regiões que poderão ser afetadas. Há a possibilidade de ocorrerem inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo.

Os órgão federais também alertam para localidades que já estão sofrendo com as chuvas registradas desde a última sexta-feira, (17). De acordo com o documento, as áreas com maior probabilidade de ocorrerem desastres são a região metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o estado do Espírito Santo.

No rio de Janeiro, as cidades do Noroeste fluminense estão na região do alerta para as chuvas. 

Na Região Serrana do Rio, as Defesas Civis das principais cidades como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo seguem monitorando a situação, já que a previsão não é especificamente para esta região, mas ainda podem ser afetadas pelas chuvas. 

A Defesa civil de Petrópolis, RJ, entrou em estágio de Atenção nesta quarta-feira, (22). O mesmo acontece com a Defesa Civil de Teresópolis, que emitiu alerta sobre possibilidade de chuvas intensas e tempestades de 22 a 15 de janeiro.

A Defesa Civil de Cachoeiras de Macacu também entrou em estágio de alerta. O órgão informou que moradores com residências em áreas propícias a deslizamentos e alagamentos devem ficar atentos e em caso de alguma anormalidade, se retirarem do local.

Sobre o ciclone subtropical

De acordo com o Climatempo, é possível que entre os dias 23 e 24 de janeiro se forme uma nova tempestade subtropical (ciclone subtropical) na costa da Região Sudeste do Brasil.

Se a previsão se confirmar, a tempestade vai receber o nome de Kurumi, que quer dizer "menino" em tupi-guarani.

quem nomeia os sistemas meteorológicos especiais que se formam em áreas oceânicas brasileiras é a Marinha do Brasil, que emitiu o alerta nesta terça-feira, (21). Há uma lista que que começou a ser feita em 2011 e teve uma atualização em 2018.

Confira o aviso especial da Marinha do Brasil:


AVISO NR 069/2019
AVISO ESPECIAL
EMITIDO ÀS 1300 HMG - TER - 21/JAN/2020
POSSÍVEL FORMAÇÃO DE CICLONE SUBTROPICAL EM 23S039W, A PARTIR DE 230300 HMG, COM DESLOCAMENTO PARA SUL. VENTO NE/NW  FORÇA 7/9 COM RAJADAS AFETANDO AS ÁREAS BRAVO, DELTA E SUL OCEÂNICA A OESTE DE 035W.
VÁLIDO ATÉ 250000 HMG.

Os sistemas especiais de baixa pressão atmosférica só recebem um nome quando se transformam em uma tempestade subtropical. as depressões subtropicais não são nomeadas.

Depois de organizado, este sistema de baixa pressão atmosférica tende a se deslocar cada vez mais para alto-mar, fazendo a trajetória para sul e se afastando cada vez mais da Região Sudeste.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Inmet e outros órgãos federais alertam para risco de chuvas intensas em cidades do estado do RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias