Encontro para definir a implantação do Arranjo Produtivo Local (APL), aconteceu na terça-feira, (01), em Teresópolis. Representantes de Petrópolis, Nova Friburgo e Guapimirim estiveram presentes.
Por: Redação
Na última terça-feira, (01), Teresópolis, RJ, sediou um encontro para definir a implantação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Região Serrana de Cervejas Artesanais.
![]() |
| Encontro aconteceu em Teresópolis, RJ. (Foto: Divulgação) |
O evento, que contou com a participação do Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, reuniu representantes das prefeituras de Petrópolis, Nova Friburgo e Guapimirim, da Emater, Firjan, Sebrae, e Unifeso, além da presença de muitos cervejeiros da região.
A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Firjan e outras entidades, que visam potencializar as indústrias locais de cerveja com o objetivo de aumentar a produção e, dessa forma, fomentar a economia local, gerando emprego e renda.
O APL é composto por um conjunto de empresas de um segmento produtivo, localizadas na mesma região, trabalhando de forma cooperada e sinérgica. O ato simboliza o reconhecimento, por parte do Estado, da importância do setor para a economia local.
A ideia é reunir as demandas dos empresários para que seja feito um estudo sobre quais são os impasses para o desenvolvimento do setor. O passo seguinte é traçar um plano estratégico para resolvê-los e facilitar o ambiente de negócios. Uma das possíveis ações é firmar parcerias com bares, restaurantes e supermercados para estimular o consumo dos produtos fabricados na região.
Em todo o Rio de Janeiro, o segmento de microcervejarias cresce de forma consistente. O número de empresas registradas, com estrutura própria, saltou de 12 em 2011 para 57 em 2017.

