O protótipo do Passo Certo
custou R$ 215, enquanto o original importado custa por volta dos R$ 3.000.
Andador beneficia crianças com diversos tipos de limitações.
Por: Redação
Um projeto criado na
Firjan SENAI Nova Friburgo pode vir a beneficiar crianças com necessidades
especiais de todo país. O Passo Certo, idealizado pelo instrutor da instituição
Fábio Paredes, consiste em um andador criado para dar autonomia na locomoção de
crianças, entre 4 e 12 anos, com diversos tipos de limitações causadas por
doenças congênitas ou adquiridas, como a paralisia cerebral e a meningite, e já
foi testado em crianças da APAE.
O andador original chegou
até Fábio em forma de um pedido de conserto. A confeiteira Ana Márcia
Hildebrandt teve a ideia de doar o antigo andador do filho que estava quebrado.
Nicholas, que hoje tem 15 anos, estuda há 7 na Escola Firjan SESI Nova
Friburgo, e não precisa mais do aparato.
“Procurei a Firjan SENAI
para que a equipe de solda pudesse ajeitar o andador para a doação. O professor
ficou inconformado ao saber quanto o equipamento custava, cerca de R$ 3.000, e
decidiu então elaborar uma versão mais barata. Além de ser caro o aparato só
vende em São Paulo, o que encarece ainda mais o custo com o frete, já que é
pesado”, explica Ana Márcia Hildebrandt.
Com a ideia em mente, um
grupo de docentes decidiu participar de um Concurso do Departamento Nacional do
Senai, o Circuito SIS (SENAI, Indústria e Sociedade). A proposta era formar uma
equipe da para elaborar um projeto com o objetivo de impulsionar a participação
interdisciplinar da comunidade escolar em parceria com indústrias no
desenvolvimento de ações que beneficiem a sociedade onde estão inseridos.
Então instrutores, pedagoga e alunos decidiram desenvolver a proposta do
andador. Fábio, então, se tornou mobilizador da equipe e abraçou a oportunidade
de conduzir a iniciativa para que o aparato fosse construído e apresentado como
produto viável de ser desenvolvido de acordo com a Metodologia SENAI de
Educação Profissional.
A mãe de Nicholas diz
ainda que faz questão de acompanhar de perto o desenrolar do projeto, pois
gostaria que todas as crianças tivessem a mesma oportunidade que seu filho, que
adquiriu o andador gratuitamente nos Estados Unidos. “Nicholas usou o andador
dos três aos oito anos de idade, e graças a essa prática e ajuda da escola hoje
consegue andar sem necessidade da ferramenta”.
A fisioterapeuta que
acompanhou o teste do Passo Certo em crianças atendidas pela APAE, Carla Braga
Dias, revela que o dispositivo é essencial no tratamento de crianças com
dificuldades para andar. De acordo com a fisioterapeuta, esse tipo específico
permite que os pequenos se locomovam livremente, graças às rodinhas, e também
que acertem a postura da melhor forma possível, já que ele faz base nas costas
e tem um freio que não deixa que a pessoa deslize para trás, caso ocorra algum
problema.
“Hoje, nós temos cerca de
50 crianças na APAE e apenas um andador para atender todas elas, justamente
pelo preço e o difícil acesso, já que as peças são importadas. Com o auxílio do
equipamento, muitas crianças conseguem aprender a andar sozinhas ou com o apoio
só de uma muleta, por exemplo”, esclarece.
A equipe da Firjan
SENAI planeja que o andador se torne uma “situação de
aprendizagem” e passe a fazer parte das aulas de várias disciplinas. “Temos
cursos realizados no FabLab, nosso laboratório tecnológico de prototipagem, que
demandam que os alunos imprimam objetos na impressora 3D, sendo assim, podemos
fazer com que certas peças do Passo Certo sejam impressas durante essas aulas,
assim como outras podem ser criadas em atividades de cursos diferentes.
Ao
final do processo teremos andadores completos para doação”, descreve o
professor. Fábio diz que, após o concurso, o projeto fica disponível em um
banco de dados ao qual toda rede SENAI no país tem acesso. “Nosso pensamento é
que o equipamento passe a ser replicado em todo Brasil para que mais crianças
tenham essa oportunidade de se desenvolver melhor”, finaliza.
Inovação
Estimular a criatividade e
o espírito inovador para a criação de protótipos de novos produtos para a
indústria é a proposta dos laboratórios FabLab da Firjan SENAI. Os espaços de
educação com inovação para prototipagem visam soluções viáveis para desafios reais
da indústria e da comunidade.
Para ajudar na formação de
multiprofissionais para um mercado tão exigente, o FabLab da Firjan SENAI
abriga cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, com
diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos
ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e
Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e
Acabamento e Finalização.
Como proposta pedagógica,
os laboratórios com equipamentos de última geração focam na construção de
conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo
à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de
diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de
aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como:
Design Thinking, Canvas e PITCH.