Após o desfile, a passarela virou Arena Firjan, com palestras gratuitas com curadoria da Casa Firjan para compartilhar conhecimento sobre tendências e inovação com empresários de moda praia, íntima e fitness.
Por: Redação
Peças criadas por alunos do Espaço da Moda da Firjan SENAI abriram o
desfile da Fevest Show 2019 na tarde desta quarta-feira, 10 de julho,
em Nova Friburgo.
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Peças criadas por alunos da Firjan SENAI abriram os desfiles da Fevest Show 2019. (Foto:Foto Paula Johas ) |
As peças, voltadas para mulheres acima de 60 anos, inovaram
com pontos de imã que faziam uma saia longa virar minissaia. Muito luxo no look
de lingeries que lembravam os cabarés franceses. Após o desfile, a passarela
virou Arena Firjan, com palestras gratuitas com curadoria da Casa
Firjan para compartilhar conhecimento sobre tendências e inovação com
empresários de moda praia, íntima e fitness.
Lideranças empresariais
destacaram a importância da Fevest e da qualificação profissional para o
desenvolvimento do interior. “A gente não vende só calcinha e sutiã, a gente
desenvolve a economia no interior. A Fevest é um sucesso e faz a diferença!”,
afirmou o empresário Marcelo Porto, presidente doSindivest (Sindicato
das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região), que realiza o evento.
Eduardo Eugenio Gouvêa
Vieira, presidente da Firjan, destacou o sucesso dos alunos do Espaço da
Moda da Firjan SENAI. Graças ao desempenho deles, o curso técnico em Vestuário
ficou em 1º lugar no Sistema de Avaliação da Educação Profissional.
Eduardo
reforçou o apoio da Firjan à Fevest ao reafirmar que “temos a vocação de ajudar
o Rio nas oportunidades de empregabilidade e desenvolvimento econômico”. O
prefeito em exercício, Marcelo Braune, lembrou que o polo de moda íntima de
Friburgo é responsável por 25% da produção nacional.
Arena Firjan
A Firjan, que promove a
Fevest desde sua primeira edição, a há 29 anos, montou a Arena Firjan, um
espaço de 170 m2 com 30 palestras com curadoria da Casa Firjan. Até domingo,
haverá muito conteúdo gratuito para quem visitar a feira sobre Cultura Digital,
Design Thinking e Macrotendências, entre outros.
Alinhados às tendências do
mercado e ao futuro da moda, 80 alunos do Espaço da Moda da Firjan SENAI
criaram 18 looks para o projeto ‘Novos Talentos’. Este ano, eles investiram em
peças para a Geração Prateada, das mulheres acima de 60 anos. Com o
envelhecimento da população e maior expectativa de vida, esse foi o
público-alvo escolhido pelos futuros trabalhadores do mercado de moda.
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Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, discursou na abertura do evento. (Foto Paula Johas) |
Os três
modelos mais votados em um concurso no Facebook da Firjan SENAI desfilaram na
passarela. Um deles foi o ‘Versatile Dress’, um vestido 5 em 1 transformado por
imãs. Na passarela, uma parte da saia longa se transformou em echarpe e a manga
longa virou regata diante do público.
“O tema do nosso grupo foi
versatilidade, então desde a criação até os acabamentos usados no nosso look,
nós tivemos em mente uma mulher versátil, despojada e moderna”, explicou Laura
Rocha, aluna do curso Técnico em Vestuário do Espaço da Moda da Firjan Senai,
em Friburgo.
Entre as surpresas do
desfile, mais criações dos alunos: cinco peças de luxo inspirada nos cabarés
franceses foram mostradas na passarela. A criação é dos alunos de Costura do
Espaço da Moda da Firjan SENAI.
“Os alunos colocaram a mão na massa, aprenderam
a trabalhar em equipe, assimilando não só habilidades práticas, mas bastante
conhecimento através das pesquisas sobre a época”, explicou a instrutora da
Firja SENAI Aldy Carrilho, que orientou os alunos nesse desafio. Sexta-feira
(12), às 14h, mais inovação na passarela da Fevest: o desfile “Mulheres reais”,
com peças sob medida para as brasileiras de todos os estilos e curvas.
A Fevest Show 2019 está
aberta das 13h às 20h até domingo, 14 de julho, no Country Clube de Nova
Friburgo. A feira é uma realização do Sindvest, com promoção da Firjan,
patrocínio do Sebrae, Fri Online, Energisa, parceria do Fecomércio RJ, Sesc,
Senac, Sincomércio e Prefeitura de Nova Friburgo, apoio da Rede InterTV, Senai
CETIQT, Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, SAF Plus, SAF
Assistencial, e organização da Teia de Eventos.
Confira a programação da
Arena Firjan até domingo:
10/07 – Quarta-feira
15h - Posicionamento de
marcas e os ambientes digitais - Simone Lagares (Casa Firjan)
16h - Mudanças no mercado da moda - como se destacar ao longo das décadas
(Sebrae)
17h- Sustentabilidade - A nova moda (Sebrae)
18h - Branding e Comunicação de Moda - Nicole Nagel, Liana Duque e Fábio
Monerat (Procompi, CNI e Sebrae)
18h30 - Energia sustentável tá na moda - Aline Barreto (Sebrae)
19h20 - Gestão de E-Commerce - Daniele Erthal (Senac)
11/07 – Quinta-feira
13h - Moda e Gastronomia:
uma combinação que dá certo (Sebrae)
14h - Indústria 4.0 – Maurício Ogawa - (Firjan)
14h40 - Moda Social - Poder Transformador - Rogério Alves da Silva
15h10 - Inovando com o Desing Thinking - Daniel Pan (Casa Firjan)
15h40 - A Era 4.0: Os impactos na moda - Robson Wanka- (Senai CETIQT)
16h - Como vender mais utilizando o Google (Digital M3)
16h30 - Jornada de Consumo: Omnichannel - Melissa Silva- (Senai CETIQT)
17h - Conscientização e mobilização sobre descartes de resíduos têxteis -
Roberto Bastos
17h30 - U.Mode - (U.Mode)
18h - Aplicativo Big Bang - A Força do pequeno varejista - Mezak Gualberto
(Sebrae)
19h - Marketing Digital aplicado à moda - Letícia Menezes (Senac)
12/07 – Sexta-feira
13h - Sustentabilidade
como ferramenta para aumentar suas receitas - Nilson Dias
13h40 - Soluções tecnológicas 4.0: digitalização e conectividade da indústria
de confecção - Willian Gomes (Senai CETIQT)
14h30 - Macrotendências: os movimentos que irão transformar o seu negócio -
Nathalia Coelho (Firjan)
15h - Tecnologia em Impressão Digital Têxtil - Evolução, impacto ambiental e
tendência de mercado - Fábio Tolosa (Vinil Sul)
16h - A redescoberta da criatividade: modelos mentais de imaginação ativa -
Marcelo Ghizi (Casa Firjan)
16h30 - O futuro das lojas físicas - Ana Paula Magliano (Procompi, CNI, Sebrae)
17h - O novo consumidor de moda - Fabio Monnerat (Sebrae)
18h30 - Práticas de Sustentabilidade e Moda Circular - Roraine Zanetti (Senai
CETIQT)
19h - Composição de looks com lingerie - Renata Lima Bitencourt (Senac)
13/07 – Sábado
13h - As novas formas de
criar conexões com os consumidores - Fábio Monnerat (Procompi, CNI, Sebrae)
13h30 - Ecommerce de moda - Fábio Luis da WBUY e Priscila Franco (Procompi,
CNI, Sebrae)
14h - O mundo da moda para não sair da moda - Paulo Bertone
15h - Inspirações para comunicação em mídias digitais - Douglas Clayton (Casa
Firjan)
16h - Instagram para moda - Virna Santolia (Senac)
17h - Autoconhecimento e construção de identidade - Karen Porfirio
(Bioextratus)
18h - "Você é um empresário? um empreendedor? Que bicho você é?" -
Jorge Rocha
18h30 - VMS Cuecas: Como uma abordagem criativa soluciona desafios - Priscila
Franco (Agência Observatorio)
19h30 - Moda e Representatividade - Nicole Nagel e Liana Duque (Procompi, CNI e
Sebrae)
14/07 – Domingo
13h - Venda além da loja -
Mídias Digitais - Fábio Monnerat (Procompi, CNI e Sebrae)
14h - Produção Executiva de moda - Natalia Nunes (Procompi, CNI, Sebrae)
15h - Pensando futuros possíveis: cenários e tendências - Nathalia Coelho (Casa
Firjan)
16h - Como construir marcas de moda em tempos de crise - Fábio Monnerat
(Procompi, CNI e Sebrae)
17h - Não ofereça carne para veganos - Marketing Digital Estratégico - Weslen
Ruiz