Cartilha informativa auxilia consumidores. Ação aconteceu
nesta quinta-feira, (28), na Praça Alcindo Sodré.
Por: Redação
Com
o objetivo de orientar e alertar a população sobre possíveis situações de
desconfortos que podem acontecer durante o período do carnaval, o Procon
Petrópolis realizou uma ação itinerante na Praça Alcindo Sodré, no Centro da
cidade. A equipe ficou disponível na quinta-feira (28.02) tirando dúvidas, além
de distribuir uma cartilha informativa com dicas, entre elas, compra e
cancelamento de passagens aéreas, cartões de crédito e pacotes de viagens.
A
cartilha informa como o consumidor deve agir em situações recorrentes neste
período do ano. Mais de 65 pessoas receberam o material e aproveitaram para
pedir orientações sobre consumo em geral, dúvidas de consumidor com as
operadoras, concessionárias e lojas varejistas.
“Aproveitamos
para tirar dúvidas dos consumidores e orientar com relação a problemas com
operadoras, concessionárias, instituições varejistas entre outras. Porém,
focamos em assuntos relacionados ao Carnaval com os temas mais propícios a esta
época do ano”, frisou o coordenador do Procon Bernardo Sabrá.
O
consumidor encontra na cartilha informações sobre cartões de crédito, serviços
essenciais e sobre a comanda de bares e restaurantes. O órgão ressalta que é
ilegal a cobrança de multa pela perda da comanda. O controle do consumo do
cliente é de responsabilidade do estabelecimento. Vale lembrar que, aceitar
apenas dinheiro como forma de pagamento é um comportamento legal, porém, deve
ser divulgado de forma clara.
Casos
de irregularidades podem ser denunciados no Procon, que fica na Rua Dr.
Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores, e a unidade de
Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860.
Para realizar os atendimentos os usuários podem utilizar, ainda, o serviço de
mensagem da página do Facebook do Procon Petrópolis, os telefones 2246-8469 /
8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477.
Os telefones da unidade
em Itaipava: 2222-1418 / 7448 e 7337, ou WhatsApp Denúncia no número
98857-5837. O atendimento também pode ser feito pelo site da Prefeitura.