Inaugurado em fevereiro,
unidade faz desde autorização de exames até emissão de Cartão SUS
Por: Redação
Melhor monitoramento das
filas, das autorizações e dos prestadores de serviço. É com este objetivo que a
Secretaria de Saúde segue ampliando o atendimento do Complexo Regulador, que,
desde fevereiro, atende na Rua Dom Pedro I, nº 214, no Centro Histórico. Desde
a inauguração, a Central de Regulação já fez mais de 17 mil atendimentos ao
público, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
“A Central de Regulação é
o caminho que a população tem para agendar exames que não constam na tabela
SUS, como os de contraste, e consultas com especialistas em outras cidades. São
exemplos as consultas feitas no Instituto do Câncer (INCA), onde as pessoas
procuram avaliações oncológicas, e no Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro. A
Regulação levou para o Centro Histórico estes serviços, evitando que a
população precisasse se deslocar até o Centro Administrativo”, destacou a
secretária de Saúde, Fabiola Heck.
O complexo engloba, ainda,
a Central de regulação de leitos e internação que não possuem atendimento ao
público, com o agendamento das cirurgias, transferências e internações que são
processos realizados junto aos hospitais do SUS ou credenciados ao município.
Nos últimos quatro meses, foram inseridos no Sistema de Regulação mais quatro
especialidades junto à agenda interna do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e do
Hospital Santa Teresa (HST): neurocirurgia, cirurgia geral, bucomaxilo, e
anestesiologia. Passaram a integrar o Sistema, também, os exames de Audiometria
e ultrassonografia com biopsia de próstata.
No setor de Atendimento da
Central de Regulação também é feita emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde
(Cartão SUS). Desde o início dos trabalhos no novo endereço, o local emitiu
mais de três mil cartões.
“Estamos realizando
reuniões sistemáticas de alinhamento, buscando uma maior interação,
levantamento de demandas e soluções de problemas. Estas reuniões são feitas
para orientar as equipes, com a participação dos departamentos da Secretaria,
para definir as formas de melhorar o acesso da população aos serviços prestados
por nós”, pontuou Fabiola.
“Foi muito bom, porque
consegui tirar dúvidas que tinha em relação à marcação de um exame. E é sempre
assim. Um atendimento muito bom. Já precisei vir aqui agendar exames e a
recepção é sempre muito bem qualificada”, disse a costureira Josefa Cruz.

