Fiscalização foi realizada pelo Procon nesta
quinta-feira, (03). Período de espera era superior a 15 minutos.
Por: Redação
Nova
fiscalização realizada pelo Procon Petrópolis nesta quinta-feira (03)
encontrou quatro, das nove agências bancárias visitadas, descumprindo a Lei
Municipal 5.763/2001 que estipula tempo máximo de espera de até 15 minutos. As
instituições foram notificadas e deverão apresentar defesa para impedir que
sejam multadas. Esta já é a oitava ação realizada pelo Procon pelo mesmo motivo
este ano e, desde o ano passado, já rendeu R$ 220,5 mil em multas. Em uma das
agências do Bradesco, no Centro, o tempo de espera chegava a uma hora – ela foi
notificada pela quarta vez e, constada a sexta reincidência, o Procon poderá
suspender seu alvará de funcionamento.
Além
dessas, as agências flagradas irregularmente foram a do Santander da União e
Indústria, cujo tempo de fila foi de 45 minutos; a do banco Itaú, que fica na
União e Indústria nº 10.501, com 23 minutos; e a do Itaú da Praça de Corrêas,
com espera de 25 minutos. Essas três estão na primeira reincidência. Antes de
notificar esses estabelecimentos, o órgão de defesa do consumidor já havia
oficiado os estabelecimentos para que mantivessem equipes suficientes para
atender os clientes em menos de 15 minutos em dias normais e em menos de 30
minutos em vésperas de feriados e pós-feriados.
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Foto: (Divulgação) |
“Não vamos
permitir que as agências continuam atuando dessa maneira, sem a devida atenção
à população. Ficar esperando tanto tempo para ser atendido é, no mínimo, um
desrespeito com o cidadão. Todos os bancos foram oficiados para cumprir com o
tempo de espera estabelecido pela legislação, então, não é nenhuma novidade
para as agências, que devem ser responsabilizadas pela demora. Infelizmente, se
o problema persistir, seremos obrigados a suspender alvarás de agência na
cidade”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.
Durante as
fiscalizações desta quinta-feira (03.05) as equipes também visitaram as
agências do Itaú e Bradesco do Alto da Serra, duas agências do Bradesco da
Estrada União e Indústria e uma outra agência do Itaú, em Itaipava. Todas elas
estavam realizando o atendimento dos clientes dentro do tempo estipulado.
“As ações
de fiscalização são importantes para garantir o direito de a população em ter
um atendimento efetivo. Vamos continuar realizando fiscalizações surpresas para
fazer cumprir esse direito”, explica, Sabrá.
Quem
quiser denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do
órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon.
Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469
/ 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial
pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº
33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na
Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418,
2222-7448 e 2222-7337.