Maior evento de moda do Rio promoveu feira de negócios, outlet
e desfiles com profissionais de destaque no setor.
Por: Redação
Conhecer
o mais importante evento de moda do Rio de Janeiro. Essa foi a oportunidade que
cerca de 40 alunos do SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, tiveram na última sexta-feira (13).
Alunos no estande da Monthal (Foto:Paula Johas) |
Estudantes do Curso Técnico em Vestuário puderam ver de
perto, no Veste Rio, coleções de grandes marcas e ter contato com profissionais
renomados do mercado. Os alunos visitaram à exposição “Tempo algum por Isabela
Capeto”, que reúne 26 looks do acervo da estilista.
Peças de coleções icônicas,
como México e Peru, e a famosa jaqueta tacheada do início de sua trajetória,
contam um pouco de seus 15 anos de carreira.
“Essa
foi uma ótima oportunidade para entender os mundos dos negócios da moda. Para
nós, que lidamos com a produção das peças, é muito importante conhecer esse
outro lado e ver os produtos finalizados e em exposição para os clientes”,
disse Juliana Til
Thiago
Serrano, que quer ser designer de moda, disse que é a primeira vez que visita
um evento dessa magnitude. “É muito gratificante. Com certeza vai nos dar um
outro nível de conhecimento, porque aprender na prática é sempre muito
enriquecedor. É uma abertura de horizontes”, relatou.
Para quem já está no mercado como Rita Cunha, gerente comercial de atacado da Eva, a participação de estudantes em eventos como o Veste Rio é fundamental. “Esse tipo de ação ajuda a formar mão de obra qualificada para a indústria da moda. Trocar experiências com essa garotada é sempre muito bom”, comentou a profissional.
O
Veste Rio foi realizado no Píer Mauá, no Centro do Rio, até este domingo, (15).
Polo
de Friburgo no Veste Rio
Novidade
nesta edição, o Edital Moda FIRJAN selecionou dez empresas para participar de
forma gratuita do evento. O objetivo da iniciativa é apoiar o desenvolvimento
das empresas da cadeia da moda e promover a presença delas tanto no Salão de
Negócios (somente para credenciados) quanto no Outlet (aberto ao público
geral). As vencedoras receberam uma capacitação online sobre processo
produtivo, modelagem e qualidade e boas práticas para participação no evento. A
Lia Lou, sediada em Nova Friburgo, e a Monthal, de Bom Jardim, estão entre as
selecionadas.
(Foto: Paula Johas) |
As
empresas estão reunidas em um estande coletivo do Movimento Sou do Rio, que tem
o Sistema FIRJAN como parceiro. A iniciativa procura estimular a população e as
empresas a priorizar a compra de produtos e matérias-primas fabricados no
estado do Rio. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da economia local
e para o processo de retomada econômica fluminense.
Valor
da moda do Rio em números
O
valor da cadeia da moda do Rio de Janeiro pode ser comprovado pelos números de
exportação das empresas do setor, que totalizaram US$ 26,6 milhões vendidos ao
exterior em 2017, avanço de 6% em relação ao ano de 2016. Em termos de
vestuário (US$ 14,3 milhões), o estado foi responsável por 10% das exportações
nacionais.
No
segmento de moda íntima (US$ 2,2 milhões), o Rio de Janeiro expandiu as
exportações em 114%, principalmente por ter dobrado o volume exportado.
Em
relação às vendas de moda praia (US$ 6,3 milhões), o estado do Rio foi o maior
exportador do País desde 2012, quando ultrapassou São Paulo, que historicamente
liderava o ranking. Desde então, as vendas para o exterior só cresceram e, no
último ano, o avanço de exportações do segmento foi de 24%. Cerca de metade de
tudo o que foi exportado de moda praia brasileira saiu das confecções fluminenses.
Ainda,
o estado do Rio apresentou preços médios por quilo exportado acima da média
nacional, sendo um dos estados com maior preço médio em todos os segmentos das
exportações de moda. Isso comprova o valor agregado reconhecido nos produtos
feitos no Rio de Janeiro.