As Últimas
Publicidade
29 de mar. de 2018
Publicidade 2

Petrópolis, RJ, teve mais de 1,3 mil pontos de luz consertados em um mês

Vitorialuz já atendeu 40 locais em toda cidade.trabalho de manutenção vem sendo realizado também à noite.

Por: Redação


Em um mês de trabalho, a Vitorialuz fez consertos de 1.314 pontos de luz em mais de 40 locais. O trabalho de manutenção vem sendo realizado também à noite com duas equipes escaladas neste horário. O Centro foi o local com mais consertos, com 128 pontos de luz normalizados e o Carangola vem em seguida, com 93 pontos.  O serviço, no entanto, é pulverizado por todos os bairros para que o parque de iluminação – 40 mil pontos – seja todo revisto em menor espaço de tempo.
 
Petrópolis teve mais de 1,3 mil pontos de luz consertados em um mês. (Foto: Divulgação/PMP)
“A manutenção vem acontecendo em toda cidade e as equipes trabalham dia e noite. A população deve continuar apresentando solicitações ao Departamento de Iluminação Pública para que o trabalho possaseguir avançando e mais locais sejam atendidos”, afirma o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi.

Os locais que tiveram mais problemas por causa da chuva durante o mês de março também foram atendidos. No Caxambu, 24 pontos foram consertados após o temporal. Na região de Cascatinha e Itamarati – que engloba o Bela Vista –, foram 75 pontos acessos. Na Posse, houve 77 manutenções. Já no Independência, 23 luminárias voltaram a funcionar normalmente.

A Vitorialuz mantém sete equipes de trabalho: cinco equipes atuam durante o dia (de 7h às 17h) e outras duas, à noite (de 22h às 6h). Essa divisão aconteceu pensando em deslocar turmas para locais mais movimentados apenas para o noturno, Centro, Alto da Serra, Itaipava e os distritos.
  
Várias lâmpadas foram trocadas durante vistoria. (Foto: Divulgação/PMP)
Durante o dia, serão usados quatro caminhões cestos e um carro de menor porte para facilitar o deslocamento dos funcionários em locais de difícil acesso e ruas estreitas – como servidões.

Para o trabalho, as equipes têm contado com a contribuição de liderança comunitárias, que acompanham os funcionários para localizar mais rapidamente os pontos que tiveram manutenção solicitada e apontar outros que também precisam de conserto.

Os moradores podem apresentar pedidos de manutenção pelos telefones: 0800-024-1000 / 2233-8165 / 2246-8971.Outro caminho para apresentar demandas de manutenção é pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), clicando no ícone de iluminação pública, que fica na lista à direita.

Além disso, a Vitorialuz trouxe como novidade para Petrópolis o aplicativo para celulares com sistema operacional Android. Por meio dele, é possível indicar os pontos que precisam de manutenção e acompanhar os pedidos. Foi o que fez a estudante Rafael Alves. Ela fez o download e apresentou a solicitação. Três dias depois, o serviço foi executado onde ela mora, na Rua Gaspar Gonçalves (Quarteirão Brasileiro). No dia que a equipe esteve no local, os vizinhos ajudaram apontando outros pontos que precisavam de conserto.

“Eu moro a pouco tempo por lá e, por isso, pedi a manutenção. Quando eles vieram, os vizinhos começaram a mostrar onde precisava e eles fizeram a rua toda e ainda a Rua Professor Stroeller. Acho que o aplicativo facilita muito porque agora não é necessário ficar ligando para fazer um pedido, qualquer pessoa tem um smartphone e o aplicativo é super fácil e intuitivo. Fiquei muito satisfeita”, conta ela.

Para fazer o download, basta ir na Play Store e procurar o aplicativo “Petrópolis IP”. Ele é gratuito e bem simples de usar: para cadastrar novas notificações, é só preencher o formulário com informações do solicitante e do ponto de luz apagado. Para facilitar ainda mais o pedido, o morador pode ficar atento ao número de identificação do ponto de luz. Ele fica fixado no poste ou própria luminária. Ao solicitar a manutenção, o morador pode informar esse número que ajuda a localizar o ponto exato onde a luminária fica – o que ajuda as equipes na rua a encontrar o problema mais rápido.

O trabalho de iluminação pública foi prejudicado em 2017 com a saída da antiga empresa contratada para o serviço, que não cumpriu demandas apresentadas pelo município e cobrou por serviços que não foram solicitados, com uma fatura mais alta do que o efetivamente feito. Em julho, a SSOP fez uma contratação emergencial apenas para a manutenção da rede e, durante o segundo semestre do ano passado, 8.035 pontos de luz em 102 locais foram consertados.

Em dezembro, a Vitorialuz venceu a concorrência pública oferecendo R$ 3,79 milhões não apenas pela manutenção, mas também pela extensão da rede. O valor representa uma economia de R$ 2 milhões em relação ao contrato firmado pela gestão passada em 2016. Os funcionários contratados serão responsáveis por manter 98% do parque de iluminação acesso – Petrópolis tem 40.805 pontos de luz em todos os distritos.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Petrópolis, RJ, teve mais de 1,3 mil pontos de luz consertados em um mês Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias