Visita seria realizada nesta sexta-feira, (03), pelo secretário estadual de saúde, Luiz antônio Teixeira Júnior.
Por:Nova Friburgo AM
O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, visitaria nesta sexta-feira, 3, o canteiro de obras do Hospital do Câncer.
No entanto, foi pedido o adiamento desta visita, que deve ser remarcada para a semana que vem.
O governo tenta resolver um impasse entre a Secretaria de Obras e a Procuradoria do Estado que tem atrasado ainda mais a retomada das obras do futuro hospital na Ponte da Saudade.
Há uma discussão para delimitar o que é obra nova e o que é reforma no imóvel onde vai ser instalado o hospital.
Os técnicos da Secretaria de Obras sustentam ser é impossível fazer essa separação uma vez que a obra já teve início.
Por conta desse detalhe, as pendências do governo com a Caixa Econômica Federal também não foram sanadas em setembro e, portanto, as obras não recomeçaram em outubro, prazos que foram firmados durante uma audiência pública realizada em agosto na Alerj.
O governo vai tentar retomar as obras antes do dia 14 de dezembro, quando termina o contrato da Secretaria de Obras com a FW Empreendimentos, empreiteira responsável pelo hospital.
Se o trabalho não for reiniciado até esse período, vai ser necessário um novo processo de licitação.
A construtora interrompeu as obras em março de 2016, quando uma portaria do governo, publicada do Diário Oficial, determinou a interrupção dos serviços devido à crise financeira no estado.
A licitação para a implantação do Hospital do Câncer foi realizada pelo governo do estado, em parceria com o governo federal, em novembro de 2014.
A obra foi orçada em R$ 93,6 milhões. A reforma para adequação do prédio começou em abril de 2015.
O novo hospital seria inaugurado no primeiro semestre de 2016, mas o prazo foi adiado para outubro, e depois para dezembro.
Dois anos e dois meses depois, a unidade de saúde, projetada para atender 500 mil pessoas por ano, ainda não saiu do papel, e não há previsão de entrega das obras.