Objetivo da instituição é ajudar a melhorar os
resultados, além de promover conhecimento dos principais sistemas de venda
online, aprimorar controle de estoque e operação logística aos participantes.
Por: Redação
Nos
últimos anos, as vendas pela internet (e-commerce)
têm apresentado um crescimento considerável, sendo apontado como o meio mais
eficaz e rentável para obtenção de sucesso nos negócios em todo país. Tendo em
vista esse cenário positivo e com o objetivo de impulsionar o mercado de Moda
local é que o Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ estará realizando, nos
dias 13 e 14 de novembro (segunda e terça-feira), em Nova Friburgo, o workshop:
“Venda Mais Pela Internet”.
A
iniciativa, que recebe o apoio do Sindicato da Indústria do Vestuário de Nova
Friburgo (Sindvest) e faz parte do programa “Sebrae Moda Negócios”, já está com
as inscrições abertas. O número de vagas é limitado. Os interessados em obter
mais informações, ou em realizar inscrições, devem entrar em contato pelo
telefone: (22) 2523-6908, ou se dirigir à sede do Sebrae/RJ em Nova Friburgo,
que fica na Rua Fernando Bizzotto, nº 72 – Centro. O local será o mesmo da
realização do workshop, que acontecerá durante os dois dias (13/11 e 14/11) das
18h30 às 21h30.
De
acordo com Lívia Bon, analista do Sebrae/RJ, quem optar por participar do
workshop ficará por dentro das melhores maneiras de impulsionar suas vendas, além de aprimorar
seus conhecimentos de e-commerce,
mídias sociais, remarketing, marketingplace, SEO, entre outros conceitos.
“Nosso objetivo é ajudar os
empresários de nossa região a encontrarem novas ferramentas,
ou até mesmo aprimorar a utilização delas em favor dos seus resultados. Sabemos
que a venda pela internet, através dos principais sistemas de venda online, é uma das iniciativas comerciais
que têm apresentado resultados bem satisfatórios no país.
Em razão disso é que
estamos oferecendo esse workshop para que os empresários de nossa região possam
ganhar mercado e ao mesmo tempo tornarem-se mais competitivos”, destaca,
reforçando que, além das vendas pela internet, os participantes também vão
adquirir conhecimento de como fazer isso sem necessariamente ter uma loja
virtual, como integrar tecnologias de pagamento, controle de estoque e
logística.
Tendências
de mercado
De
acordo com o portal “Profissional de e-commerce”: www.profissionaldeecommerce.com.br, em 2016 o segmento
de e-commerce faturou mais de R$ 44
bilhões, com alta de 7,4% em relação a 2015, mesmo diante de um cenário
econômico desfavorável.
Dados do relatório Webshoppers 35,
divulgado em 2016 pela Ebit - empresa referência em informações sobre o varejo
eletrônico nacional - apontam que a categoria mais vendida, em volume de
pedidos, no país, foi o de “Moda e Acessórios”, com 13,6% das encomendas. Vale
lembrar que esta é uma das principais vocações regionais locais.
Para 2017, o relatório Webshoppers, da Ebit, aponta que o e-commerce brasileiro vai faturar R$
49,7 bilhões, com crescimento nominal de 12%. O tíquete médio deverá expandir
8%, passando para R$ 452 (contra R$ 388 em 2016), enquanto que, para o volume
de pedidos, a expectativa é de uma alta de 4%, para 110 milhões (contra 106,3
milhões de pedidos em 2016).
A Ebit também prevê 40% de crescimento das compras
feitas por meio de dispositivos móveis no comércio eletrônico. A expectativa é
que 32% das transações provenham de smartphones e tablets em dezembro de 2017.
Segundo especialistas, a migração de consumidores
do varejo físico para o e-commerce é
uma tendência cada vez maior em razão da comodidade, preços e maior
versatilidade quanto à política de trocas ou recusas de produtos.
As cinco categorias mais vendidas
em 2016, em volume de pedidos, foram (*):
1) Moda e Acessórios – 13,6%
2) Eletrodomésticos – 13,1%
3) Livros/Assinaturas/Apostilas – 12,2%
4) Saúde/Cosméticos/Perfumaria – 11,2%
5) Telefonia e Celulares – 10,3%
As cinco categorias mais
vendidas, em faturamento, foram (*):
1) Eletrodomésticos – 23%
2) Telefonia/Celulares – 21%
3) Eletrônicos – 12,4%
4) Informática – 9,5%
5) Casa e Decoração – 7,7%.
(*)
Dados da Ebit - Pesquisa Webshoppers