Estudantes
recebem Carteira de Habilitação simbólica
Por: Redação
Para formar bons
motoristas e pedestres mais atentos, os ensinamentos devem ser repassados antes
mesmo que os jovens comecem a frequentar uma autoescola. Se estimuladas ainda
na tenra idade, as crianças são capazes de compreender melhor as leis de
trânsito, respeitar o espaço compartilhado entre motoristas e pedestres e
entender que dirigir é uma ação que deve ser exercida com responsabilidade e
atenção.
A alegria estampada no rosto dos alunos na entrega da Habilitação Simbólica. (Foto: Cícero Marra) |
Tendo isso em mente,
uma equipe de profissionais da Empresa Cimenteira Lafarge/Holcim, numa parceria
com a Prefeitura de Cordeiro, através das secretarias de Educação, de Trânsito
e de Defesa Civil, desenvolveram com alunos da Escola Municipal Zuleika Judice
de Matos Rodrigues, no bairro Retiro Poético, o maior do município, o ‘Projeto
Transitolândia’.
Após reunião preliminar
com direção e professores do educandário cordeirense contemplado com o projeto,
a equipe Lafarge/Holcim orientou educadores sobre a definição das etapas
realizadas com os estudantes. Assim, o projeto de trânsito ofereceu palestras com
orientações repassadas pelo secretário de Defesa Civil, Ailton Taveira,
abordando temas como reconhecimento de sinalizações horizontal e vertical; significado
de placas indicativas; e regulamentação da segurança no trânsito.
Estudantes, instrutores e equipe Lafarge/Holcim no
encerramento do projeto (Foto: Cícero Marra)
|
No que se refere à sala
de aula, as professoras da Escola Zuleika Rodrigues – Roxana, Luciana, Samara e
Gisane – que atuam no 2º, 3º e 4º anos do Primeiro Segmento, trabalharam uma
série de atividades curriculares e extracurriculares, com destaque para as rodas
de conversa; confecção de desenhos temáticos; montagem de cartazes alusiva aos
ensinamentos; e atividades escritas sobre a temática apresentada.
Para marcar o ponto
culminante do ‘Projeto Transitolândia’, a equipe Lafarge/Holcim retornou à escola
na última quarta-feira, 25, para promover uma avaliação dos conteúdos propostos
e apresentados em sala de aula. Em seguida, os alunos foram dirigidos à quadra
de esportes da escola, onde havia uma grande lona especialmente confeccionada com
demarcações e sinalizações referentes ao trânsito.
Num clima de
concentração, demonstrando atenção e comprovando que todos os ensinamentos
foram bem absorvidos durante o aprendizado, meninas e meninos puseram em
prática o conteúdo trabalhado desde o início do projeto.
O espaço modelo enfatizou
o aprendizado teórico e prático sobre o trânsito, simulando uma via comum de uma
cidade, com placas indicativas, sinalização horizontal, faixas elevadas e
calçadas, em menor escala. Empolgados e felizes, ao final do projeto os estudantes
ainda receberam de forma simbólica a sua primeira Carteira de Habilitação
Mirim.
Professoras e equipe pedagógica do município no encerramento do projeto. (Foto: Cicero Marra) |