As Últimas
Publicidade
15 de out. de 2017
Publicidade 2

Duas cervejarias de Nova Friburgo, RJ, apoiadas pelo Sebrae participam do Mondial de La Bière

Evento acontece até este domingo, (15), no Píer Mauá. O lançamento do material aconteceu em Nova Friburgo, primeiro município a solicitar apoio do Sebrae/RJ

Por: Redação

O Sebrae/RJ estará presente em mais uma edição do Mondial de laBière, que acontece até o dia 15 de outubro, no Píer Mauá (Armazéns 2, 3 e 4) e levará, entre 18 cervejarias do Estado do Rio de Janeiro,duas cervejas artesanais de Nova Friburgo: a Dual e a Cervejaria Paquetá, que assim como as outras 16 cervejarias, recebem apoio da instituição por meio de seu projeto de Cervejas Especiais.

(Foto: Divulgação/Mundial La Bière)
Dentre as fabricantes da bebida que estarão no estande do Sebrae/RJ, além da Dual e Paquetá, estarão: Fred Bier, Ferdinander, Orgraner, Radicale, De Janeiro, Sundog, Surreal, Thiele&Draxler, Lotus, Rais, 04 Graus, Parati, Arariboia, Rota 104, Real e Brew Point.

Atualmente, no estado, existem 52 plantas de produção instaladas e legalizadas no MAPA, sendo a Região Serrana a localidade que reúne o maior número unidades. Em 2014, quando o Sebrae/RJ iniciou o apoio ao setor, haviam apenas 13 plantas. 

De acordo com Lídia Espíndola, analista do Sebrae/RJ, ainda existe um número de empresários que produzem sua cerveja em plantas de terceiros, os chamados “ciganos”.  Nesta categoria, os municípios do Rio de Janeiro e de Niterói são os que reúnem o maior número de empreendedores. “Hoje temos cerca de 80 rótulos de produção cigana. Além deles, o Sebrae/RJ vem atendendo e orientando cerca de 60 potenciais empresários que estão estruturando seu negócio para iniciar a produção”, ressalta.

O Sebrae/RJ apoia a legalização das cervejarias no Estado através de projetos que promovem suporte técnico e consultorias. Recentemente, a instituição elaborou uma Cartilha de Legalização das Cervejarias, que serve como norteador para que amantes da cerveja e empresários possam produzir a bebida de forma adequada, além de ajudar municípios que tenham interesse em leis de incentivo à produção da bebida. 

O lançamento do material aconteceu em Nova Friburgo, primeiro município a solicitar apoio do Sebrae/RJ quanto à produção e legalização das Cervejas Especiais.Hoje as cidades de Niterói e Petrópolis também têm legislação para o setor.

Com objetivo de tornar o Estado do Rio de Janeiro referência na produção de Cervejas Especiais, o Sebrae/RJ oferece também cursos de Tecnologia de Produção Cervejeira, consultorias sobre tributação e a inclusão de bebidas no Simples Nacional, entre outras ações.

As cervejas friburguenses

1) Dual

Seu nome nasceu da união das primeiras sílabas dos sobrenomes dos sócios e amigos: Gustavo Duin e Felipe Alves. Tem como inspiração a necessidade de ser apreciada em um ambiente acolhedor na companhia de amigos. A cerveja, que é produzida em Nova Friburgo já é comercializada também no Rio de janeiro, Niterói, Volta Redonda, Barra Mansa e Juiz de Fora (MG).


2) Cervejaria Paquetá 

Produzida na serra de Friburgo, foi idealizada em 2009 quando cinco amigos cariocas (Thiago Facina, Marcos Ramos, Rodrigo Leo, Rodrigo Zambrano, Gerardo Martins) com paixão pela natureza, pelo montanhismo e por boas cervejas se reuniram na Ilha de Paquetá para produzir suas próprias “cervas”. O local foi por anos o atelier de criação das receitas da cerveja artesanal até a inauguração da micro cervejaria em Nova Friburgo, no ano de 2016.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Duas cervejarias de Nova Friburgo, RJ, apoiadas pelo Sebrae participam do Mondial de La Bière Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias