Campanha de arrecadação de celulares, "ECOLETACEL", teve início no dia 1º de agosto e vai até 1º de setembro deste ano.
Por: Alex Santos
A EcoModas é reconhecida nacionalmente por conta das suas ações que visam a preservação do meio ambiente. A mesma é a primeira confecção a reaproveitar cones vazios de linhas de costura industrial - geradas pela mesma e também por outras confecções de Nova Friburgo-, para armazenar terra e cultivar árvores nativas da Mata Atlântica.
Ao lado dos seus ecoparceiros, a EcoModas construiu e mantém, com a participação de alguns voluntários, o Viveiro Educandário, localizado no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, onde mais de 1.300 mudas são cultivadas semestralmente.
| Mudas de Ipê-amarelo cultivada no Viveiro Educandário contendo QR Code. (Foto: Divulgação) |
O respectivo local, construído com reaproveitamento de diversos materiais e inaugurado em 29 de abril deste ano, é também um ponto de educação ambiental onde escolas públicas e privadas da região utilizam o referido espaço ecológico para o desenvolvimento de vivências acerca do meio ambiente.
As mudas cultivadas dentro do Viveiro Educandário serão doadas para preservar nascentes e matas ciliares de Nova Friburgo – vale lembrar.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
![]() |
| Alex e Adriana Santos, idealizadores da iniciativa. (Foto: Divulgação) |
Nosso foco é trabalhar com as crianças aproximando-as da natureza e fazendo-as entender os benefícios das árvores para o ser humano” – diz Adriana Santos, também responsável pela área de criação da EcoModas.
TECNOLOGIA E LIXO ELETRÔNICO
Neste sentido, a EcoModas deseja estreitar a relação do meio ambiente com esta nova geração que está cada vez mais tecnológica, e para isso a mesma colocará um código em cada muda de árvorecultivada em seu projeto ambiental.
Este código ao ser lido por meio de um celular, contendo um determinado aplicativo, encaminhará o visitante para dentro de uma página na internet onde constarão diversas informações, em vídeos e textos, falando especificamente sobre aquela determinada árvore. Para o uso desta tecnologia, a EcoModas fechou uma parceria com a Criweb e está buscando parceiros na área de conexão com a internet (provedor).
A CAMPANHA “ECOLETACEL”
Também poderá ser novo, caso a pessoa tenha interesse. A campanha de arrecadação de celulares, denominada ECOLETACEL, teve início no dia 1º de agosto e vai até 1º de setembro deste ano.
Segundo alguns sites especializados no assunto de lixo eletrônico, cada família brasileira possui em média mais de 2 celulares sem uso, e cada brasileiro gera meio quilo deste tipo de resíduo anualmente.
A ideia desta campanha é recolher estes aparelhos que serão consertados, em parceria com a loja Conserta Smart Nova Friburgo, e utilizados dentro do Projeto Ambiental Viveiro Educandário.
Para outras informações, acesse o site da campanha

