A iniciativa
chamada de ‘Sebrae Moda Sustentável’ é
inteiramente gratuita, terá duração de 15 meses e visa aumentar competitividade e inovação dos pequenos negócios
fluminense.
Por: Redação
Até o dia 26 de
junho, micro e pequenas empresas do setor de Moda de todo estado do Rio de
janeiro, incluindo os segmentos de vestuário,
acessórios em couro, calçados, bijuterias e joias,terão a oportunidade
de participar do edital de seleção para participação no projeto “Sebrae Moda
Sustentável”, cujo objetivo é aumentar
a competitividade e a inovação dos pequenos negócios de Moda fluminense.
As
inscrições já estão abertas, podem ser feitas pela internet gratuitamente e,
para aderir ao programa, basta os interessados acessarem o regulamento e
preencher o formulário que estão disponíveis em http://bit.ly/edital_moda.
As empresas selecionadas para o “Sebrae Moda Sustentável” participarão de uma série de atividades
durante 15 meses (entre julho de 2017 e setembro de
2018), a maioria gratuitas ou amplamente subsidiadas pelo Sebrae/RJ. Neste período, os empresários terão acesso a consultorias,
capacitação e informação, tecnologia e inovação, aproximação com investidores,
oportunidades de negócios, otimização de processos produtivos e novos clientes.
Segundo a
coordenadora de Moda do Sebrae/RJ, Fabiana Pereira Leite, o sucesso dos
negócios relacionados a este setor sempre esteve diretamente relacionado no
comportamento do consumidor e justamente por isso, os empresários da Moda têm
que estar cada vez mais atentos às tendências, inovações e mudanças que possam
surgir no mercado, como é o caso de questões relacionadas à sustentabilidade,
assunto que recebe destaque na sociedade de hoje.
“O consumidor está muito mais
engajado e deseja usar produtos de moda que reflitam a sua maneira de pensar e
o seu envolvimento com determinadas causas. Marcas de moda com um
posicionamento mais consciente e atuante em relação a temas, como
sustentabilidade e crises sociais têm mais chances de alavancar fundos junto a
investidores, que injetam recursos em modelos de negócio que tragam algum tipo
de retorno para a sociedade ou impactam positivamente o ambiente em que estão”,
ressalta.
Assim como Fabiana, a
empresária Vanessa Wagner, da Zóia, acredita que o tema sustentabilidade é de fundamental
discussão nos dias atuais.
Há dez anos no mercado, a empresa trabalha com
diversos materiais e seu portfólio de produtos inclui embalagens de alumínio, tetrapak,
papelão, chapas de raioX recicladas, entre outros.
“Somos pioneiros no segmento
de acessórios quando o assunto é sustentabilidade. É parte dos nossos valores e
princípios; é o DNA da empresa. Acredito que todo produto deve ter um conceito
e um propósito ligado à marca. O mercado mudou e inovar não é mais uma questão
de marketing. A sustentabilidade veio para ficar e certamente é a sexta onda da
inovação”, destaca.
Motivações para o projeto
O projeto “Sebrae Moda Sustentável” foi elaborado a
partir deum levantamento com micro e pequenas empresas fluminenses do
setor de Moda.
Realizado em janeiro
deste ano, os dados confirmaram que apesar de se dizerem sustentáveis e
adotarem algumas medidas relacionadas à sustentabilidade, as empresas
pesquisadas (total de 62) ainda possuem um longo caminho a trilhar no que se
refere a mudanças consistentes e relevantes para o desenvolvimento sustentável,
como: controle completo da cadeia de fornecedores, destinação e tratamento de
resíduos, entre outras ações.
Entre as empresas
participantes, 86% se reconheceram como sustentáveis, 9% admitiram não estarem
alinhadas aos pilares da sustentabilidade e 5% não souberam informar seu
posicionamento.
De acordo com o
levantamento, 61% dos negócios pesquisados são microempreendedores individuais
(MEI). Como são pequenos, em geral, participam de feiras e eventos de Moda para
tornar suas marcas mais conhecidas.
As empresas atuam tanto
no varejo quanto no atacado (53%). Menos de 20% tem ponto de venda físico e a internet
é o meio mais utilizado para a divulgação de seus produtos (98%).
A maioria dos
empresários (31%) está na faixa dos 25 a 30 anos de idade, 76% são do sexo
feminino e 43% possuem ensino superior completo.
Sobre a localização das
empresas, 24% estão na zona Norte, sendoo bairro de São Cristóvão o local mais
citado - zona Sul (22%), Niterói (16%), zona Oeste (10%),a maioria da Barra da
Tijuca e 10% estão nos municípios da Região Serrana: Nova Friburgo, Petrópolis
e Teresópolis.