Abertura aconteceu na última quarta-feira, (25). O pacto tem como propósito apoiar professores que atuam no ciclo de alfabetização no planejamento de aulas.
Por: Redação
Na última quinta-feira, 25, foi realizado, no Instituto de Educação
Inocêncio de Andrade, em Cordeiro, o Seminário de Abertura do PNAIC-2017 (Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).
Encontro aconteceu na última quarta-feira em Cordeiro, RJ. (Foto: Divulgação) |
O pacto tem como propósito apoiar professores que atuam no ciclo de alfabetização no planejamento de aulas e utilização, de modo articulado, de materiais e referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) às redes que aderirem ao PNAIC.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso
formal assumido pelos governos Federal, dos estados e municípios para assegurar
que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final
do 3º ano do ensino fundamental, idade em que precisam ter a compreensão do
funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências
grafofônicas; a fluência de leitura; e o domínio de estratégias de compreensão
e produção de textos escritos.
Durante o evento, a doutoranda Andressa Farias Vidal ministrou uma
palestra, acompanhada com interesse por professores do Bloco Pedagógico,
orientadores pedagógicos das unidades escolares da Rede Municipal de Educação e
alunos do Curso Normal do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, abordando
o tema ‘Os ciclos escolares como possibilidade de trabalho pedagógico’.
Coube ao secretário de Educação de Cordeiro, Luiz Antonio Cavalheiro,
promover a abertura oficial do seminário. Ao lado de sua equipe pedagógica –
composta por Maria Auxiliadora Cariello, diretora do Departamento Pedagógico;
Renata Feijó, coordenadora Local do PNAIC; e professores Orientadores de
Estudos, Marcos Vinicius da Costa Oliveira e Roberta Pinheiro Barboza Vogas – o
secretário destacou a importância do momento e o trabalho de dedicação dos
profissionais que atuam na alfabetização.
“É fundamental que tenhamos essa
responsabilidade com nossas crianças, pois se trata de ofertar qualidade já no
primeiro contato deles com o conhecimento”, disse Luiz Antônio.