As Últimas
Publicidade
26 de out. de 2016
Publicidade 2

Ministério da Saúde vai distribuir 3,5 milhões de testes rápidos de zika

Até o fim do ano, dois milhões de kits devem ser distribuídos para a rede pública de saúde em todo o país


Foto: divulgação

O Ministério da Saúde vai distribuir testes rápidos de diagnóstico de zika na rede pública do país. Os kits poderão identificar a infecção pelo vírus Zika em 20 minutos. Gestantes, crianças de até um ano e pessoas com sintomas neurológicos que possam ser decorrentes do vírus terão prioridade para fazer o teste. Os testes também poderão ser feitos em outros grupos. No entanto, em todos os casos a prescrição médica será necessária.

O kit é produzido pelo laboratório público Bahiafarma, ligado à Secretaria de Saúde da Bahia. Até o fim do ano, dois milhões de kits devem ser distribuídos para a rede pública de saúde em todo o país. E mais 1,5 milhão serão entregues até fevereiro de 2017. De acordo com Ricardo Barros, a distribuição será de acordo com a incidência da doença no país.

O laboratório tem capacidade para produzir cerca de 750 mil kits por mês, e poderá fornecer o material a estados e municípios que fizerem compras independentemente do Ministério da Saúde. Cada teste custará ao governo federal R$ 34. O nível de confiança do teste é de 95%.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza em larga escala o teste PCR, que só detecta o vírus Zika no período agudo da doença. No entanto, a detecção de uma infecção pregressa é importante para identificar se determinados sintomas atuais do paciente estão ligados ao vírus.



Por: Rio contra dengue
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Ministério da Saúde vai distribuir 3,5 milhões de testes rápidos de zika Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias