No estande Exposição das ‘Vocações
Regionais’, a estimativa da Coordenação Regional da instituição é de que mais de 3 mil pessoas
estiveram no local, ou seja, mais
de 10% do total de visitantes, do evento.
A opção de expor de forma criativa outras
potencialidades econômicas da Região Serrana - além da Moda- incluindo
degustações e compartilhando aspectos históricos e culturais de outros
segmentos, fizeram do estando do Sebrae/RJ um dos espaços mais visitados da 26ª
edição da Feira Brasileira de Moda Íntima,
Praia, Fitness e Matéria-Prima (Fevest Festival 2016), realizada entre os dias
6 e 10 de julho, em Nova Friburgo.
Estande do Sebrae foi um dos mais visitados durante a Fevest 2016 (Foto: Carlos Mafort) |
A estimativa Coordenação Regional da
instituição é de que mais de 3 mil pessoas estiveram no local, o que
corresponde a mais de 10% do total de visitantes, da Fevest.
Segundo
a organização da Fevest, 23 mil pessoas estiveram presentes entre a última
quarta-feira e domingo no Nova Friburgo Country Club. Esse número é muito
superior aos 13 mil esperados, anteriormente, pelo Sindicato das Indústrias do
Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest).
Para
a coordenadora do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Fernanda
Gripp, tanto ela, quanto os produtores que expuseram no estande, a Fevest foi
um grande sucesso de público, de divulgação e como facilitador de futuros
negócios. “O Sebrae/RJ resolveu mostrar
em seu estande que nossa região não vive só da Moda. Pelo Contrário, tem muito
mais a oferecer, não somente quanto aos aspectos econômicos, mais também
históricos e culturais. Além disso, oferecemos para o público uma experiência
diferente do que havia em grande parte da Fevest, o que surpreendeu e agradou a
todos”, afirma.
Durante
o evento, o estande do Sebrae expôs, além da Moda, a truta e seus derivados, os
chocolates especiais, a produção de morangos, o segmento de cafés regionais, as
cervejas especiais, as cachaças de alambique, a exposição de equipamentos do
segmento metal-mecânico e das potencialidades turísticas da região, por meio do
programa Tour da Experiência.
Estande do Sebrae (Foto: Carlos Mafort) |
Balanço
Segundo a organização da 26ª edição
da Fevest/Festival, que contou com a participação de 120 expositores,
confeccionistas e fornecedores, o evento superou todas as expectativas de
público, recebendo mais de 23 mil pessoas, sendo 10 mil visitantes nos três
primeiros dias de negócios (atacado) e mais 13 mil nos dois últimos dias,
quando houve vendas a varejo.
Grande parte desse público vinha de
estados como: Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro,
Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, e de países de vários continentes,
como Paraguai, Angola, China, Bolívia, Itália, Austrália e Estados Unidos.
A estimativa do Sindvest, diante do
sucesso do evento, é que a Fevest 2016 possa chegar ao patamar de R$54 milhões em
negócios gerados, frente aos R$ 48 milhões do ano passado (crescimento de 11%).
Entre os dias 9 e 10 de julho, quando
ocorreram as vendas a varejo, as confecções venderam cerca de 50 mil peças.
Fevest 2017
Em razão do reconhecimento de que
Nova Friburgo é a capital brasileira da Moda Íntima e referência no setor de
desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil, o Sindvest
anuncia que a 27ª edição da Fevest deverá acontecer entre os dias 05 e09 de
julho de 2017, no mesmo formato.
A 26ª Fevest Festivalfoi uma
realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest),
promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda,
Prefeitura de Nova Friburgo, InterTV, TexBrasil, Abit, Apex; e organização da
Teia de Eventos.