Feira bateu recorde de público nos cinco dias do evento recebendo cerca de 23 mil pessoas.
A 26ª edição da Fevest -Feira de Moda
Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima-, realizada em Nova Friburgo, região
serrana do Estado do Rio de Janeiro, de 6 e 10 de julho, recebeu mais de 23 mil
pessoas e a estimativa é alcançar R$54 milhões de negócios a partir do evento,
que contou com a participação de 120 expositores confeccionistas e
fornecedores.
A feira recebeu 10 mil visitantes nos
três primeiros dias de negócios e mais 13 mil pessoas, aproximadamente, nos
dois últimos dias, quando houve venda a varejo, público este proveniente de
todos os estados brasileiros, como Bahia, Ceará, Rio
Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná,
Santa Catarina, e de países de todos os continentes como Paraguai, Angola, China, Bolívia, Itália, Austrália e Estados Unidos.
Segundo a diretoria do Sindvest
(Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), a estimativa
é que as empresas do Polo de Moda Íntima alcancem, a partir da 26ª edição da
Fevest, a cifra de R$54 milhões em negócios, frente aos R$ 48 milhões do ano
passado. Para se ter uma ideia, nos dias de varejo (9 e 10), as confecções
venderam cerca de 50 mil peças a varejo, resultado da venda direta ao
consumidor final.
FIRJAN
Segundo a Federação das Indústrias do
Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), a região Centro-Norte Fluminense, onde está
situado o Polo de Nova Friburgo, exportou 32% a mais de moda íntima em 2015, em
comparação a 2014. O valor subiu de US$ 762 mil para US$ 1 milhão.
No segmento de moda, o Polo de Nova
Friburgo é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro,
gerando 20 mil postos de trabalhos, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos. De
acordo com pesquisa da FIRJAN, o setor de moda do estado do Rio possui
26.667 estabelecimentos formais, que empregam 195.797 trabalhadores com
carteira assinada. E segundo os organizadores da 26ª edição da Fevest, a feira
gerou aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos.
SEBRAE
A Fevest contou com o SEBRAE, que
levou à Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness
e Matéria-prima uma exposição de outros segmentos
econômicos, como é o caso da truticultura, chocolates, cafés regionais, cervejas especiais, cachaças artesanais, além de
equipamentos do setor metal-mecânico e das potencialidades turísticas da
região.
A iniciativa de dividir os holofotes
da Moda com os demais setores partiu do Escritório Regional Serrana I do
Sebrae/RJ, que montou seu estande com o tema “Vocações Regionais”, com o
objetivo de divulgar o que a região tem de melhor e oferecer aos visitantes uma
experiência diferente da que eles estão acostumados.
Estande do Sebrae foi um dos mais visitados durante a Feira. (Foto: Carlos Mafort) |
Ações sociais
O projeto ‘Casca de Cebola’, ação que
consiste em sensibilizar homens, mulheres e crianças a doarem seus cabelos ao
invés de os descartarem no lixo após o corte, utilizam os fios na confecção de
perucas para doação à pacientes com câncer. No último dia da Fevest (10), o
projeto arrecadou 50 mechas de cabelos dos visitantes, onde foi realizado
cortes de cabelo gratuitos. A iniciativa é uma forma de melhorar a autoestima
de pacientes que estão passando por um tratamento contra o câncer.
Com a abertura do evento ao público
nos dois últimos dias (09 e 10/07), o Sindvest convidou a Apae -Associação de
Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo- para ficar responsável pela
bilheteria e toda a renda revertida à instituição, cobrando a entrada no valor
de R$2,00, e o público pagante foi de aproximadamente 4 mil pessoas.
Fevest 2017
Como Nova Friburgo vem a cada ano
reafirmando seu título, reconhecido há alguns anos, como a Capital Brasileira
da Moda Íntima, e referência no setor por representar o desenvolvimento
industrial da pequena e média empresa no Brasil, o Sindvest já anuncia a 27ª
edição para o período de 5 a 9 de julho de 2017, no mesmo formato.