Imóvel na Rua Barão do Amazonas foi demolido nesta sexta (25).
Iphan diz que intervenção estava autorizada e não interfere no tombamento.
Por: Juliana Scarini/ G1 Região Serrana
A demolição de uma construção na Rua Barão do Amazonas, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, está gerando polêmica entre os moradores da cidade. A rua tem um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A retirada da construção ocorreu nesta sexta-feira (25).
![]() |
Demolição de construção dentro do estacionamento gerou polêmica (Foto: Bruno Rodrigues / G1) |
No local onde houve a demolição funciona um estacionamento. Segundo o Iphan, o proprietário do terreno tinha autorização para demolir as partes espúrias, ou seja, que não possuíam valor arquitetônico e não fazem parte da construção original da área. O site G1 tentou fazer contato com algum representante da obra mas ninguém foi encontrado.
No município, moradores dizem que a demolição teria sido feita na sexta, feriado nacional, para que não fosse percebida. No entanto, o Iphan informou que a obra estava autorizada e que apenas o imóvel localizado ao lado do estacionamento, onde funciona uma loja de chocolates, não poderia sofrer intervenções.
O órgão também afirmou que a casa onde funciona o comércio não sofreu nenhuma alteração e já está acordada a restauração do imóvel.
"A construção existente de real interesse para a preservação do conjunto urbanístico, que é tombado por sua importância paisagística desde 1980, será mantida e restaurada, resultando na valorização daquela paisagem urbana", disse trecho da nota enviada ao site G1 neste sábado (26).
Ainda de acordo com o Iphan, "o não cumprimento ao que foi autorizado, como eventuais demolições não permitidas, acarretará no embargo imediato das obras, além de multa correspondente a 50% do dano causado e obrigatoriedade de reconstituir as partes destruídas ou mutiladas. Na segunda-feira, nossa fiscalização fará vistoria no local."