As Últimas
Publicidade
4 de nov. de 2015
Publicidade 2

Falta de insumos interrompe captação de sangue em Teresópolis, no RJ

Hemonúcleo comunicou o HCT sobre necessidade de restringir transfusões.
Segundo a prefeitura, pagamento dos insumos já foi realizado.


Hemonúcleo está com estoque baixo
(Foto: Vanísia Nery/G1)
O Hemonúcleo de Teresópolis, Região Serrana do Rio, não está realizando a coleta de sangue devido a falta de insumos para preparo e estudo das bolsas coletas. Nesta quarta-feira (4), a unidade enviou um comunicado oficial ao Hospital das Clínicas (HCT) informando a necessidade de restringir a transfusão de sangue somente para casos de urgência e emergência.

Segundo o documento, estão suspensas as liberações de sangue em situações eletivas, até que seja restabelecida a coleta de sangue de doadores no município. O Hemonúcleo é responsável pelo fornecimento de sangue não só para o próprio município, mas também para São José do Vale do Rio PretoGuapimirim e Bom Jesus de Itabapoana.

Em condições normais, a unidade tem capacidade para coletar até 25 bolsas por manhã. Já na parte da tarde, são feitos o fracionamento e a armazenagem do material, que segue para o HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) para testagem sorológica. Atualmente o Hemonúcleo atende cerca de 300 doadores por mês.

A Prefeitura de Teresópolis, responsável pelo Hemonúcleo, informou que está aguardando, da empresa contratada, o fornecimento dos insumos necessários para o armazenamento do sangue coletado. O pagamento foi realizado e o Hemonúcleo espera a entrega dos insumos para normalizar o atendimento.



Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Falta de insumos interrompe captação de sangue em Teresópolis, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias