Evento acontece de 15 a 18 deste mês no Theatro Dom Pedro.
Congresso reunirá corais de vários estados brasileiros.
Grupo Canarinhos de Petrópolis participa da abertura do evento(Foto: Divulgação/3Com) |
De acordo com o maestro do Coral dos Canarinhos e presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, Marco Aurélio Lischt, este é um momento de confraternização entre os meninos. “O movimento dos 'pueri cantores' envolve, em todo o mundo, milhares de meninos, meninas e jovens de todas as idades. Fazer parte disso é estar conectado com a fé no amor de Cristo”, afirmou.
A programação inclui um concerto de abertura no dia 15, com os anfitriões – o Coral dos Canarinhos de Petrópolis e o Coral das Meninas dos Canarinhos – na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. No dia seguinte, haverá um concerto de gala no Theatro Dom Pedro, quando todos os corais se apresentarão individualmente. O encerramento terá uma missa especial na Catedral São Pedro de Alcântara, celebrada por Dom Gregório Paixão, no dia 17.
O Congresso é promovido pela Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, que tem o objetivo de integrar a arte musical. “Quando a Federação foi criada, em 1967, a intenção era movimentar o canto coral com meninos e jovens daquela época dentro das igrejas, para em seguida juntar-se ao movimento internacional”, afirmou Marco Aurélio Lischt.
Além dos Canarinhos de Petrópolis, participarão do XVI Congresso Regional dos Meninos Cantores os seguintes corais: Canarinhos de Itabirito (Itabirito/MG), Mater Verbi (Juiz de Fora/MG), Dom Silvério (Sete Lagoas/MG), Pequenos Cantores de Cássia (Cássia/MG), Mater Eclesiae (Santa Luzia/MG), Meninos Cantores de Campinas (Campinas/SP) e Mosteiro de São Bento (Brasília/DF).
Mais informações sobre o Congresso ou sobre as atividades podem ser conferidas no site do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.
Fonte: G1 região Serrana