Por causa do ponto facultativo, doses serão aplicadas até segunda (8).
Município disponibilizará a vacina na setor de Epidemiologia, de 8h às 16h.
Vacinação contra gripe é prorrogado até a próxima segunda-feira (8) (Foto: Divulgação/Sesau) |
parto) devem ser imunizados. Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, desde que apresentem prescrição médica. Para esse grupo, não há meta específica de vacinação.
A campanha de vacinação começou no dia quatro de maio e até a última terça-feira (2), 70,25% do público alvo já tinha sido imunizado. A meta é vacinar 80% dessa população, estimada em 82.016 pessoas. A dose da vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela OMS.
Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
O setor de Epidemiologia fica localizado no prédio anexo ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE).
Fonte: G1 Região Serrana